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CAPÍTUL O   0 8   –   Pr O je T O   se g U r O   d A s   LA T er A is   d A s   vi A s




                         a)  Rediretivos: quando, além de suportar o impacto frontal, são capazes de
                             redirecionar o veículo em impacto lateral;

                         b)  Não rediretivos: quando não têm a capacidade de redirecionar o veículo pe-
                             rante impacto lateral, ou seja, funcionam somente para impacto frontal.



                       Assim, em situações permanentes, é recomendado utilizar amortecedores de im-

                  pacto rediretivos, pois oferecem maior proteção aos usuários da via, enquanto os não
                  rediretivos oferecem condições adequadas para situações temporárias ou de obras.

                       Os amortecedores de impacto podem ser fixos ou móveis, sendo projetados para
                  conter veículos leves a partir da consideração de diferentes ângulos e velocidades de

                  colisão, que determinam seus níveis de contenção. O nível de contenção a ser utilizado
                  depende da classificação e velocidade da via, assim como da largura do obstáculo [7].

                       Assim como dispositivos de contenção, amortecedores de impacto também dever
                  ser instalados em áreas desobstruídas, com declividade entre a faixa de tráfego e o dis-

                  positivo de até 1V:10H, para que sejam eficazes e previsíveis. Não devem ser utilizadas
                  guias ou outros elementos de drenagem à frente dos amortecedores, pois os veículos
                  podem atingir o amortecedor de forma inadequada, compromentendo sua função [2].

                       Dentro das condições previstas nos ensaios normalizados, todos os dispositivos

                  de contenção têm o potencial para parar veículos errantes que os atinjam, a níveis to-
                  leráveis de desaceleração, ou para contê-los e redirecioná-los caso impactem lateral-
                  mente. Se mais de um dispositivo de contenção puder ser instalado no local, cabe ao
                  projetista avaliar qual dessas proteções se adequa melhor às particularidades do pro-

                  jeto, como as desacelerações esperadas, a capacidade de redirecionamento, tipo de
                  ancoragem, estrutura de retenção e detritos resultantes do impacto [7].

                       A instalação de dispositivos amortecedores de impacto deve ser projetada preven-
                  do a necessidade de manutenção imediatamente após a colisão. Se o local se configura

                  como um ponto crítico, convém utilizar dispositivos de menor manutenção ou materiais
                  que possam ser reutilizados [7].











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                                                                                                         DER / SP
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