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CAPÍTUL O   0 8   –   Pr O je T O   se g U r O   d A s   LA T er A is   d A s   vi A s




                       Conforme normativas da NCHRP 350/MASH, os terminais podem ser classificados
                  de acordo com o seu comportamento quando atingido, como [7]:

                         a)  Terminal de abertura: permite que o veículo que atingir em ângulo o nariz
                             ou a lateral da unidade, antes do ponto de início de redirecionamento, atra-

                             vesse a unidade, prosseguindo sua trajetória por trás do sistema;
                         b)  Terminal de não abertura: é capaz de redirecionar um veículo, no caso dele

                             impactar em ângulo o nariz ou a lateral da unidade, em toda a sua extensão.



                       Os terminais devem ser acrescentados ao comprimento necessário de defensas,
                  calculados conforme determina a Norma ANBT NBR 15486, exceto os terminais absor-

                  vedores energia de não abertura, que podem fazer parte do comprimento calculado de
                  defensa [7]. É fundamental ancorar corretamente os terminais de início e término para
                  que possam desenvolver tensão e redirecionarem o veículo em caso de colisões late-
                  rais. A área diante do terminal e entre esse e a faixa de rolamento deve ser plana, com
                  declividade máxima de 1V:10H [2].


                       Onde os obstáculos não podem ser removidos, realocados, redesenhados, feitos
                  colapsíveis ou adequadamente protegidos por barreiras e defensas longitudinais (por
                  exemplo, em bifurcações, cabines de pedágio e colunas de viaduto), deve-se utilizar um

                  dispositivo amortecedor de impacto.



                  8.3.2.2 Dispositivos amortecedores de impacto



                  Amortecedores de impacto evitam que veículos, em eventuais situações de saída de
                  pista, se choquem com obstáculos fixos. Esses dispositivos são capazes de desacelerar
                  veículos que colidem frontalmente até a sua parada, de forma gradual e suportável aos

                  ocupantes do veículo, a fim de reduzir a severidade do acidente. Consistem em um dis-
                  positivo autoportante que não tem dependência estrutural com um eventual dispositi-
                  vo de contenção longitudinal subsequente, de forma a não transferir a energia cinética
                  do impacto. Podem ser de dois tipos [7]:










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                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
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