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CAPÍTUL O 0 9 – PRO JET O SE GURO DE INTERSE Ç ÕE S E A CE SSOS
Em interseções em desnível, é necessário que a geometria das alças seja dimen-
sionada considerando a velocidade da via principal. Velocidades incompatíveis com a
geometria podem causar tombamentos, capotamentos ou saídas de pista. Nos casos
em que a via secundária termina em outra via, por meio de um dispositivo de interse-
ção, e o usuário da via secundária obrigatoriamente percorre o dispositivo (como ocorre
em interseções do tipo trombeta e diamante), é fundamental que as aproximações da
via secundária sejam ostensivamente sinalizadas, indicando que a continuidade do ca-
minhamento se dá pelo dispositivo e que o usuário deve ter atenção ao trafegar por ele.
A extensão do entrelaçamento é outro fator importante a ser considerado no pro-
jeto seguro de interseções. Nas vias principais, não é comum haver redução de ve-
locidade, porém, quando a velocidade nessas vias é muito alta, o entrelaçamento de
veículos pode gerar riscos à segurança. Uma solução segura em rodovias de classes 0
e IA, por exemplo, é a implantação de vias marginais para acomodar os movimentos e
conflitos de entrelaçamento.
9.1.3 Volume Diário Médio (VDM) e Volume Horário de Projeto
(VHP)
O volume de tráfego no trecho é um aspecto importante a ser considerado no projeto
geométrico para a implantação de uma interseção segura. Os dados de volume per-
mitem o dimensionamento dos ramos do dispositivo e a definição da solução a ser
adotada. O Volume Diário Médio (VDM) é o número médio de veículos que percorre uma
seção ou trecho da rodovia, por dia, durante um certo período (quando o período não
é especificado, considera-se um ano). O Volume Horário de Projeto (VHP) diz respeito
ao fluxo de veículos (número de veículos por hora) que deve ser atendido em condições
adequadas de segurança e conforto [2].
Os dados de volume são determinados a partir de contagens dos movimentos de
tráfego. Para projetos de interseções, o VDM e o VHP são estimados em cada ramo
da interseção para um período de projeto de 10 anos. O valor do VHP (em unidades de
carro de passeio por hora, UCP/hora) pode ser determinado a partir de ajustes e ex-
pansões de contagens de tráfego realizadas em períodos de pico durante um intervalo
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP