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CAPÍTUL O   0 9   –   PRO JET O   SE GURO   DE   INTERSE Ç ÕE S   E   A CE SSOS




                       Em interseções em desnível, é necessário que a geometria das alças seja dimen-
                  sionada considerando a velocidade da via principal. Velocidades incompatíveis com a
                  geometria podem causar tombamentos, capotamentos ou saídas de pista. Nos casos

                  em que a via secundária termina em outra via, por meio de um dispositivo de interse-
                  ção, e o usuário da via secundária obrigatoriamente percorre o dispositivo (como ocorre
                  em interseções do tipo trombeta e diamante), é fundamental que as aproximações da
                  via secundária sejam ostensivamente sinalizadas, indicando que a continuidade do ca-
                  minhamento se dá pelo dispositivo e que o usuário deve ter atenção ao trafegar por ele.


                       A extensão do entrelaçamento é outro fator importante a ser considerado no pro-
                  jeto seguro de interseções. Nas vias principais, não é comum haver redução de ve-
                  locidade, porém, quando a velocidade nessas vias é muito alta, o entrelaçamento de
                  veículos pode gerar riscos à segurança. Uma solução segura em rodovias de classes 0

                  e IA, por exemplo, é a implantação de vias marginais para acomodar os movimentos e
                  conflitos de entrelaçamento.




                  9.1.3 Volume Diário Médio (VDM) e Volume Horário de Projeto
                         (VHP)



                  O volume de tráfego no trecho é um aspecto importante a ser considerado no projeto
                  geométrico para a implantação de uma interseção segura. Os dados de volume per-
                  mitem o dimensionamento dos ramos do dispositivo e a definição da solução a ser
                  adotada. O Volume Diário Médio (VDM) é o número médio de veículos que percorre uma

                  seção ou trecho da rodovia, por dia, durante um certo período (quando o período não
                  é especificado, considera-se um ano). O Volume Horário de Projeto (VHP) diz respeito
                  ao fluxo de veículos (número de veículos por hora) que deve ser atendido em condições
                  adequadas de segurança e conforto [2].


                       Os dados de volume são determinados a partir de contagens dos movimentos de
                  tráfego. Para projetos de interseções, o VDM e o VHP são estimados em cada ramo
                  da interseção para um período de projeto de 10 anos. O valor do VHP (em unidades de
                  carro de passeio por hora, UCP/hora) pode ser determinado a partir de ajustes e ex-

                  pansões de contagens de tráfego realizadas em períodos de pico durante um intervalo






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                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
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