Page 292 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 292
CAPÍTUL O 0 9 – PRO JET O SE GURO DE INTERSE Ç ÕE S E A CE SSOS
9.1.6 Usuários vulneráveis
A presença de usuários vulneráveis em travessias urbanas , especialmente em traves-
3
sias urbanas dos tipos II e III , pode implicar em diferentes soluções para os disposi-
4
tivos de interseção. Já em vias rurais de classes mais altas, a presença de usuários
vulneráveis pode indicar a necessidade de cruzamentos em desnível dedicados a esses
usuários.
Normalmente, a geometria das interseções ocupa grandes espaços, os quais po-
dem afetar as distâncias necessárias para pedestres e ciclistas cruzarem a via e, dessa
forma, resultar em travessias em locais inseguros, uma vez que esses usuários priori-
zam trajetórias com o caminho mais curto. Essa questão é especialmente importante
quando da presença de paradas de ônibus próximas à interseção, que causam um au-
mento na circulação de pedestres.
As demandas de caminhamento e cruzamento de pedestres em dispositivos de
interseção devem ser atendidas de forma segura, seguindo a ordem de tratamento
apresentada no “Capítulo 11 — Considerações sobre usuários vulneráveis”.
9.2. Tipos de dispositivos de interseção
Interseções são componentes da rodovia que exigem atenção e, portanto, um projeto
seguro precisa considerar as normas e boas práticas da Segurança Viária para a es-
colha e implantação correta do dispositivo [1]. Os dispositivos podem ser divididos em
duas categorias básicas [1]:
a) em nível: duas ou mais rodovias se cruzam no mesmo plano horizontal;
3 O tratamento recomendado aos usuários vulneráveis em travessias urbanas é abordado com
mais detalhes no “Capítulo 11 — Considerações sobre usuários vulneráveis”.
4 Os tipos de travessias urbanas são explicados no “Capítulo 10 — Travessias urbanas”. Traves-
sias urbanas do tipo I se referem a rodovias que passam por perímetro urbano em situação se-
gregada, sem influência do tráfego local. Travessias urbanas do tipo II se referem a rodovias que
atravessam área de influência urbana com passagem perturbada pelo tráfego local. Travessias
urbanas do tipo III se referem a rodovias que atravessam áreas urbanizadas e adquirem carac-
terísticas físicas e operacionais urbanas.
291
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP