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CAPÍTUL O   0 9   –   PRO JET O   SE GURO   DE   INTERSE Ç ÕE S   E   A CE SSOS




                  9.1.6 Usuários vulneráveis


                  A presença de usuários vulneráveis em travessias urbanas , especialmente em traves-
                                                                           3
                  sias urbanas dos tipos II e III , pode implicar em diferentes soluções para os disposi-
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                  tivos de interseção. Já em vias rurais de classes mais altas, a presença de usuários
                  vulneráveis pode indicar a necessidade de cruzamentos em desnível dedicados a esses
                  usuários.

                       Normalmente, a geometria das interseções ocupa grandes espaços, os quais po-

                  dem afetar as distâncias necessárias para pedestres e ciclistas cruzarem a via e, dessa
                  forma, resultar em travessias em locais inseguros, uma vez que esses usuários priori-
                  zam trajetórias com o caminho mais curto. Essa questão é especialmente importante
                  quando da presença de paradas de ônibus próximas à interseção, que causam um au-

                  mento na circulação de pedestres.

                       As demandas de caminhamento e cruzamento de pedestres em dispositivos de
                  interseção devem ser atendidas de forma segura, seguindo a ordem de tratamento
                  apresentada no “Capítulo 11 — Considerações sobre usuários vulneráveis”.




                  9.2. Tipos de dispositivos de interseção





                  Interseções são componentes da rodovia que exigem atenção e, portanto, um projeto

                  seguro precisa considerar as normas e boas práticas da Segurança Viária para a es-
                  colha e implantação correta do dispositivo [1]. Os dispositivos podem ser divididos em
                  duas categorias básicas [1]:

                         a)  em nível: duas ou mais rodovias se cruzam no mesmo plano horizontal;




                  3   O tratamento recomendado aos usuários vulneráveis em travessias urbanas é abordado com
                     mais detalhes no “Capítulo 11 — Considerações sobre usuários vulneráveis”.
                  4   Os tipos de travessias urbanas são explicados no “Capítulo 10 — Travessias urbanas”. Traves-
                     sias urbanas do tipo I se referem a rodovias que passam por perímetro urbano em situação se-
                     gregada, sem influência do tráfego local. Travessias urbanas do tipo II se referem a rodovias que
                     atravessam área de influência urbana com passagem perturbada pelo tráfego local. Travessias
                     urbanas do tipo III se referem a rodovias que atravessam áreas urbanizadas e adquirem carac-
                     terísticas físicas e operacionais urbanas.


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