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CAPÍTUL O 0 9 – PRO JET O SE GURO DE INTERSE Ç ÕE S E A CE SSOS
Vias secundárias e acessos devem contar com visibilidade adequada do tráfego da
via principal, de modo que o motorista que trafega na via secundária consiga realizar
manobras de entrada ou cruzamento da via principal com segurança. Caso não seja
possível proporcionar distâncias de visibilidade adequadas, faz-se necessário reduzir
as velocidades de aproximação em função da distância disponível, realizar controle de
velocidade ou até alterar o tipo de controle do dispositivo [2].
Para a implantação do dispositivo, deve-se ter atenção aos alinhamentos verticais
e horizontais, devendo ser garantidas distâncias de visibilidade para tomada de de-
cisão ou de parada. De modo geral, a maior distância de visibilidade possível deve ser
incorporada ao projeto de interseções, sendo, portanto, indesejável interseções proje-
tadas com base na distância mínima de visibilidade de parada. Cruzamentos em curvas
horizontais devem ser evitados sempre que possível, pois podem reduzir a distância de
visibilidade. Quando houver curvas verticais, é preciso considerar as distâncias de visi-
bilidade ao longo das vias que se interceptam. Já para a implantação de interseções em
curvas verticais convexas, deve-se ter atenção à visibilidade dos motoristas, especial-
mente em relação à sinalização. Combinações de curvas horizontais e verticais devem
permitir distâncias de visibilidade adequadas [2].
9.1.5 Classe da rodovia
A classe da rodovia é outra questão essencial na escolha do dispositivo. No estado
de São Paulo, rodovias de classes 0 e IA não devem ter cruzamentos em nível na via
principal, devido ao alto volume de tráfego e às velocidades praticadas. Em rodovias de
classes IB, II, III e IV, de pista simples, é usual a implantação de interseções em nível,
embora em casos de cruzamento com outra rodovia seja recomendada a implantação
de um dispositivo em desnível.
É necessário ter atenção especial a interseções em rodovias de pista simples em
terreno montanhoso. Nesses casos, é fundamental sinalizar as aproximações de ma-
neira apropriada, uma vez que as distâncias de visibilidade são comprometidas.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP