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CAPÍTUL O 0 9 – PRO JET O SE GURO DE INTERSE Ç ÕE S E A CE SSOS
limitado de dias. O dimensionamento do dispositivo deve prever um certo número de
horas com congestionamento e indicar um valor aceitável para o VHP, em termos de
segurança, conforto e custos econômicos [2].
Volumes de tráfego mais altos são incompatíveis com interseções em nível, uma
vez que o fluxo na via principal pode, muitas vezes, não apresentar intervalos suficien-
tes para manobras de cruzamento seguras, o que torna necessário segregar os movi-
mentos em níveis diferentes.
9.1.4 Visibilidade
Outro critério de projeto fundamental para a seleção de dispositivos de interseções é a
visibilidade do dispositivo, tanto em relação aos elementos físicos da interseção, quanto
em relação ao tráfego de veículos e usuários vulneráveis. Obstáculos físicos, como ilhas,
devem estar visíveis aos motoristas em qualquer condição. O uso de sinalização adequa-
da com materiais retrorrefletivos garante a visibilidade em períodos noturnos e em con-
dições climáticas adversas. Além disso, a visibilidade entre os usuários deve ser garan-
tida, devendo ser evitadas obstruções visuais nas aproximações e nos dispositivos [2].
O motorista, ao se aproximar do dispositivo, deve ter visão desimpedida de toda
a interseção e de parte dos seus ramos de acesso, para que seja capaz de identificar
possíveis riscos e realizar as manobras necessárias. A área de visibilidade necessária
depende das velocidades e das distâncias percorridas, considerando os tempos de per-
cepção e reação e de frenagem.
O triângulo de visibilidade livre necessário para o tráfego em movimento refere-se
à distância de visibilidade adequada para que os usuários que se aproximam de um cru-
zamento possam se enxergar mutuamente, a tempo de evitar acidentes. É importante
que essa área seja livre de objetos com altura capaz de obstruir a visão. O triângulo
de visibilidade para o tráfego parado diz respeito à visibilidade necessária para que os
usuários que se encontram parados na interseção possam cruzar a via ou incorporar-se
à corrente principal com segurança [2].
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP