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CAPÍTUL O   0 9   –   PRO JET O   SE GURO   DE   INTERSE Ç ÕE S   E   A CE SSOS




                  o volume de tráfego, existe maior número de conflitos. Além disso, volumes de tráfego
                  elevados, próximos à capacidade da via, podem resultar em intervalos menores para
                  movimentos de cruzamento e conversão e travessias de pedestres, o que, por vezes,

                  pode encorajar a realização desses movimentos de forma insegura. Logo, há maior ne-
                  cessidade de separar os conflitos no tempo e no espaço.

                       Na sequência, são apresentadas considerações quanto aos cruzamentos em nível
                  e em desnível, como também as configurações de dispositivos mais utilizados.




                  9.2.1 Interseções em desnível


                  Um cruzamento em desnível é um sistema composto por obras de arte e alças viárias

                  que conectam vias situadas em níveis distintos. As configurações variam amplamente
                  em forma, podendo ir desde a implantação de uma alça para cruzar a via principal a
                  layouts complexos e abrangentes envolvendo duas ou mais rodovias [3].

                       Os principais riscos à Segurança Viária a serem considerados em dispositivos em

                  desnível é a possibilidade de quedas, tombamentos e capotamentos de veículos, além
                  de acidentes decorrentes de movimentos de entrelaçamento ou cruzamento nas alças
                  de acesso. Mais recentemente, tem sido recomentada a iluminação desses dispositi-
                  vos, de forma a garantir boas condições de visibilidade mesmo à noite, melhorando a

                  segurança como um todo no local.

                       As  interseções  em  desnível  mais  comuns  em  rodovias  são  apresentadas  no
                  Box 1.


























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                                                                                                         DER / SP
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