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CAPÍTUL O   0 9   –   PRO JET O   SE GURO   DE   INTERSE Ç ÕE S   E   A CE SSOS




                         b)  em desnível: as vias são separadas em diferentes níveis e conectadas por
                             rampas, as quais permitem a acomodação dos movimentos de conversão.



                       Projetos voltados para a Segurança Viária em interseções buscam reduzir conflitos

                  separando os usuários no tempo e/ou no espaço [5]. Dispositivos em nível apresentam
                  pontos de conflito advindos de diferentes ramos da interseção, podendo ser necessário
                  elaborar um redesenho viário ou implantar medidas de controle de tráfego para per-
                  mitir manobras de conversão e cruzamento com segurança [3]. Assim, são fornecidos

                  intervalos seguros ao separar os conflitos no tempo.

                       Cruzamentos em desnível propiciam faixas dedicadas a diferentes movimentos de
                  conversão e de cruzamento, garantindo maior eficiência, segurança e capacidade em

                  relação aos cruzamentos em nível [3]. Assim, a separação de nível para diferentes di-
                  reções dos movimentos e a separação de faixas para diferentes usuários possibilitam
                  a redução do potencial de colisões, pois separa os conflitos no espaço. Essas soluções
                  reduzem o número de pontos de conflito ou ampliam o afastamento entre eles.


                       A separação de conflitos no espaço também inclui a implantação de canteiros cen-
                  trais, para construção de faixas de conversão, e o controle de acessos. Esses elementos
                  garantem mais espaço para a realização de manobras de cruzamento ou retorno. A segu-
                  rança também é aumentada com o espaçamento adequado entre os dispositivos, garan-
                  tindo a separação de pontos de conflito decorrentes dos seus movimentos [2].


                       A separação dos pontos de conflito no tempo auxilia na tarefa de dirigir, quanto à
                  percepção, reação, tomada de decisão e execução de manobras. A implantação de dis-
                  positivos de canalização nas interseções (incluindo ilhas, faixas de conversão e controle

                  dos pontos de acesso) organiza os movimentos conflitantes, separando-os no espaço e
                  no tempo. Assim, o usuário é capaz de identificar os pontos de conflito de forma indivi-
                  dualizada e reagir com segurança. O projeto deve considerar as velocidades dos fluxos
                  de tráfego afluentes dos ramos das interseções [2] e o volume de veículos pesados, os

                  quais influenciam no tempo de exposição aos conflitos.

                       Conforme mencionado, as soluções de segurança considerando os diferentes tipos
                  de dispositivos, podem ser associadas ao volume de tráfego, uma vez que quanto maior







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