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CAPÍTUL O 0 9 – PRO JET O SE GURO DE INTERSE Ç ÕE S E A CE SSOS
b) em desnível: as vias são separadas em diferentes níveis e conectadas por
rampas, as quais permitem a acomodação dos movimentos de conversão.
Projetos voltados para a Segurança Viária em interseções buscam reduzir conflitos
separando os usuários no tempo e/ou no espaço [5]. Dispositivos em nível apresentam
pontos de conflito advindos de diferentes ramos da interseção, podendo ser necessário
elaborar um redesenho viário ou implantar medidas de controle de tráfego para per-
mitir manobras de conversão e cruzamento com segurança [3]. Assim, são fornecidos
intervalos seguros ao separar os conflitos no tempo.
Cruzamentos em desnível propiciam faixas dedicadas a diferentes movimentos de
conversão e de cruzamento, garantindo maior eficiência, segurança e capacidade em
relação aos cruzamentos em nível [3]. Assim, a separação de nível para diferentes di-
reções dos movimentos e a separação de faixas para diferentes usuários possibilitam
a redução do potencial de colisões, pois separa os conflitos no espaço. Essas soluções
reduzem o número de pontos de conflito ou ampliam o afastamento entre eles.
A separação de conflitos no espaço também inclui a implantação de canteiros cen-
trais, para construção de faixas de conversão, e o controle de acessos. Esses elementos
garantem mais espaço para a realização de manobras de cruzamento ou retorno. A segu-
rança também é aumentada com o espaçamento adequado entre os dispositivos, garan-
tindo a separação de pontos de conflito decorrentes dos seus movimentos [2].
A separação dos pontos de conflito no tempo auxilia na tarefa de dirigir, quanto à
percepção, reação, tomada de decisão e execução de manobras. A implantação de dis-
positivos de canalização nas interseções (incluindo ilhas, faixas de conversão e controle
dos pontos de acesso) organiza os movimentos conflitantes, separando-os no espaço e
no tempo. Assim, o usuário é capaz de identificar os pontos de conflito de forma indivi-
dualizada e reagir com segurança. O projeto deve considerar as velocidades dos fluxos
de tráfego afluentes dos ramos das interseções [2] e o volume de veículos pesados, os
quais influenciam no tempo de exposição aos conflitos.
Conforme mencionado, as soluções de segurança considerando os diferentes tipos
de dispositivos, podem ser associadas ao volume de tráfego, uma vez que quanto maior
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP