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CAPÍTUL O   0 9   –   PRO JET O   SE GURO   DE   INTERSE Ç ÕE S   E   A CE SSOS




                                Ilhas de canalização controlam e direcionam os movimentos de tráfego
                             para os caminhos adequados e são parte importante do projeto de interse-
                             ções. Essas ilhas devem ser implantadas de modo que os movimentos de trá-
                             fego sejam imediatamente óbvios aos motoristas, além de serem fáceis de
                             seguir e de continuidade inquestionável [3].
                                Ilhas divisórias geralmente são implantas em interseções de rodovias de
                             pista simples. Esse tipo de ilha é utilizado para alertar os motoristas da exis-
                             tência de uma interseção à frente, além de ordenar o tráfego na interseção.
                             Ilhas divisórias são particularmente vantajosas no controle de conversões à
                             esquerda e em locais onde existem faixas dedicadas a conversões à direita,
                             gerando conforto e segurança aos usuários [3].

                                Ilhas de refúgio auxiliam pedestres e ciclistas que cruzam a via, separan-
                             do a travessia em duas ou mais etapas. Também são utilizadas em locais de
                             embarque e desembarque de passageiros. Assim, são localizadas próximas
                             a pontos com demanda de usuários vulneráveis, geralmente em travessias
                             urbanas dos tipos II e III [3].




                       Rotatórias vazadas, apesar de ainda serem utilizadas, são desaconselhadas para
                  novos projetos de Segurança Viária, devido ao histórico de severidade dos acidentes
                  ocorridos. Nesse tipo de dispositivo, o conflito de cruzamento ocorre com grande di-

                  ferença de velocidade entre os diferentes fluxos. Ao mesmo tempo, veículos longos
                  demandam intervalos de tempo significativos para realizar a manobra de cruzamento,
                  durante os quais estão expostos a uma colisão. Por esses e outros motivos, é reco-
                  mendado que as rotatórias vazadas recebam alterações de geometria para que sejam

                  transformadas em rotatórias convencionais ou ainda rotatórias alongadas, de forma a
                  fornecer maior distância de visibilidade, reduzir conflitos graves, além de proporcionar
                  mais tempo e espaço para os motoristas reagirem às manobras de veículos vindos de
                  outros ramos da interseção [7]. Caso não seja possível tal alteração, deve ser prevista

                  sinalização adequada para informar e/ou alertar os motoristas da presença do disposi-
                  tivo à frente, podendo ser associada à redução de velocidade.













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