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CAPÍTUL O 0 9 – PRO JET O SE GURO DE INTERSE Ç ÕE S E A CE SSOS
Ilhas de canalização controlam e direcionam os movimentos de tráfego
para os caminhos adequados e são parte importante do projeto de interse-
ções. Essas ilhas devem ser implantadas de modo que os movimentos de trá-
fego sejam imediatamente óbvios aos motoristas, além de serem fáceis de
seguir e de continuidade inquestionável [3].
Ilhas divisórias geralmente são implantas em interseções de rodovias de
pista simples. Esse tipo de ilha é utilizado para alertar os motoristas da exis-
tência de uma interseção à frente, além de ordenar o tráfego na interseção.
Ilhas divisórias são particularmente vantajosas no controle de conversões à
esquerda e em locais onde existem faixas dedicadas a conversões à direita,
gerando conforto e segurança aos usuários [3].
Ilhas de refúgio auxiliam pedestres e ciclistas que cruzam a via, separan-
do a travessia em duas ou mais etapas. Também são utilizadas em locais de
embarque e desembarque de passageiros. Assim, são localizadas próximas
a pontos com demanda de usuários vulneráveis, geralmente em travessias
urbanas dos tipos II e III [3].
Rotatórias vazadas, apesar de ainda serem utilizadas, são desaconselhadas para
novos projetos de Segurança Viária, devido ao histórico de severidade dos acidentes
ocorridos. Nesse tipo de dispositivo, o conflito de cruzamento ocorre com grande di-
ferença de velocidade entre os diferentes fluxos. Ao mesmo tempo, veículos longos
demandam intervalos de tempo significativos para realizar a manobra de cruzamento,
durante os quais estão expostos a uma colisão. Por esses e outros motivos, é reco-
mendado que as rotatórias vazadas recebam alterações de geometria para que sejam
transformadas em rotatórias convencionais ou ainda rotatórias alongadas, de forma a
fornecer maior distância de visibilidade, reduzir conflitos graves, além de proporcionar
mais tempo e espaço para os motoristas reagirem às manobras de veículos vindos de
outros ramos da interseção [7]. Caso não seja possível tal alteração, deve ser prevista
sinalização adequada para informar e/ou alertar os motoristas da presença do disposi-
tivo à frente, podendo ser associada à redução de velocidade.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP