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CAPÍTUL O   0 9   –   PRO JET O   SE GURO   DE   INTERSE Ç ÕE S   E   A CE SSOS




                                     Quadro 9.3: Elementos de projeto de interseções

                          Área                               Elemento de projeto

                   Elementos físicos   •  características do projeto geométrico consistentes com a classe da rodo-
                                          via, como: ângulo da interseção, área funcional, faixas auxiliares, alinha-
                                          mentos verticais e horizontais;
                                       •  distância de visibilidade;
                                       •  caráter e uso de propriedade adjacente;
                                       •  organização dos movimentos e direito de passagem;
                                       •  dispositivos de controle de tráfego;
                                       •  vias de acesso;
                                       •  tratamentos de gerenciamento de acesso;
                                       •  tratamentos de obstáculos fixos;
                                       •  considerações sobre segurança dos dispositivos de drenagem;
                                       •  instalações para pedestres e ciclistas;
                                       •  passagens de pedestres (demarcadas e não demarcadas);
                                       •  equipamentos de iluminação;
                                       •  fatores ambientais (áreas de conservação etc.).

                   Considerações de    •  classificação e função de cada rodovia que se cruza;
                   tráfego             •  velocidade de projeto e velocidade operacional;

                                       •  ocorrência e severidade de acidentes;
                                       •  potenciais conflitos entre usuários;
                                       •  movimentos previstos de usuários (divergência, convergência, entrelaça-
                                          mento e cruzamento);
                                       •  movimentos de conversão na hora pico;
                                       •  capacidade de operação;
                                       •  dimensões e características operacionais dos veículos;
                                       •  uso de transporte público e locais de parada.

                   Fatores humanos     •  hábitos de direção;
                                       •  expectativa do usuário;
                                       •  capacidade dos usuários de tomar decisões;
                                       •  tempo de reação e de tomada de decisão;
                                       •  adequação às trajetórias naturais dos movimentos;
                                       •  comportamento dos pedestres;
                                       •  comportamento dos ciclistas.

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                                                                                                         DER / SP
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