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CAPÍTUL O 0 9 – PRO JET O SE GURO DE INTERSE Ç ÕE S E A CE SSOS
Dispositivos de interseções e de acessos, em geral, contêm maior número de mo-
vimentos e de conflitos de tráfego, devido às mudanças na direção dos veículos e à
coexistência de usuários com desejos de viagem diferentes. São áreas que podem exi-
gir a redução das velocidades praticadas e, também, podem apresentar maior número
de faixas, presença de usuários vulneráveis e alteração no fluxo e na capacidade de
operação da via.
Sendo assim, interseções e acessos caracterizam-se como áreas complexas da
rodovia, que exigem um alto nível de atenção dos usuários, por apresentar maior quan-
tidade de informações, o que dificulta a leitura e compreensão do dispositivo [5]. Diante
disso, deve-se ter especial cuidado com o ordenamento dos movimentos dos veícu-
los e com a legibilidade do dispositivo, para garantir a segurança dos usuários e evitar
quebras de expectativas ao longo da via. Dispositivos complexos, com muitos ramos,
podem, por exemplo, dificultar o entendimento das manobras de conversão.
Fatores que contribuem para acidentes em interseções se devem à concentração
de atividades em uma pequena área, o que faz com que os motoristas tenham que to-
mar decisões rápidas. Por isso, quanto menor a quantidade de opções, menor a chance
de erro, podendo ser evitadas freadas bruscas e manobras imprecisas [2].
Além disso, interseções e acessos são locais que exigem mais atenção aos usuá-
rios, pois há maior quantidade de informações na via e maior presença de usuários
executando diferentes movimentos. Portanto, projetos seguros de dispositivos de in-
terseções e de acessos devem prever a redução da carga de trabalho dos motoristas,
sendo importante considerar aspectos como:
a) apresentar informações com consistência e de maneira uniforme, conforme
as normas, ao longo da rodovia;
b) apresentar informações em sequência, em vez de todas de uma vez;
c) apresentar somente as informações necessárias aos usuários, de forma
que eles possam priorizar as informações mais importantes, reduzindo a
carga de trabalho ao eliminar tarefas.
Essas considerações buscam acomodar as limitações humanas no processamento
de informações ao projetar ambientes rodoviários de acordo com as expectativas do
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP