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CAPÍTUL O   0 9   –   PRO JET O   SE GURO   DE   INTERSE Ç ÕE S   E   A CE SSOS




                       Dispositivos de interseções e de acessos, em geral, contêm maior número de mo-
                  vimentos e de conflitos de tráfego, devido às mudanças na direção dos veículos e à
                  coexistência de usuários com desejos de viagem diferentes. São áreas que podem exi-

                  gir a redução das velocidades praticadas e, também, podem apresentar maior número
                  de faixas, presença de usuários vulneráveis e alteração no fluxo e na capacidade de
                  operação da via.

                       Sendo assim, interseções e acessos caracterizam-se como áreas complexas da

                  rodovia, que exigem um alto nível de atenção dos usuários, por apresentar maior quan-
                  tidade de informações, o que dificulta a leitura e compreensão do dispositivo [5]. Diante
                  disso, deve-se ter especial cuidado com o ordenamento dos movimentos dos veícu-
                  los e com a legibilidade do dispositivo, para garantir a segurança dos usuários e evitar
                  quebras de expectativas ao longo da via. Dispositivos complexos, com muitos ramos,

                  podem, por exemplo, dificultar o entendimento das manobras de conversão.

                       Fatores que contribuem para acidentes em interseções se devem à concentração
                  de atividades em uma pequena área, o que faz com que os motoristas tenham que to-

                  mar decisões rápidas. Por isso, quanto menor a quantidade de opções, menor a chance
                  de erro, podendo ser evitadas freadas bruscas e manobras imprecisas [2].

                       Além disso, interseções e acessos são locais que exigem mais atenção aos usuá-
                  rios, pois há maior quantidade de informações na via e maior presença de usuários

                  executando diferentes movimentos. Portanto, projetos seguros de dispositivos de in-
                  terseções e de acessos devem prever a redução da carga de trabalho dos motoristas,
                  sendo importante considerar aspectos como:

                         a)  apresentar informações com consistência e de maneira uniforme, conforme

                             as normas, ao longo da rodovia;
                         b)  apresentar informações em sequência, em vez de todas de uma vez;

                         c)  apresentar somente as informações necessárias aos usuários, de forma
                             que eles possam priorizar as informações mais importantes, reduzindo a
                             carga de trabalho ao eliminar tarefas.




                       Essas considerações buscam acomodar as limitações humanas no processamento
                  de informações ao projetar ambientes rodoviários de acordo com as expectativas do




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