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CAPÍTUL O   0 9   –   PRO JET O   SE GURO   DE   INTERSE Ç ÕE S   E   A CE SSOS




                  pela clareza na sinalização indicativa das faixas a seguir e das manobras a serem efe-
                  tuadas durante todo o percurso [2].

                       Por fim, a distância de visibilidade nos ramos das interseções deve ser pelo menos
                  igual à distância de visibilidade de parada. Nas interseções em desnível é desejável

                  que a distância de visibilidade tenha um incremento em relação à distância mínima de
                  visibilidade de parada, para que seja possível visualizar as rampas e as vias. Elementos
                  como barreiras rígidas, pilares de ponte, defensas e taludes podem diminuir a visibili-

                  dade e devem ser considerados no projeto [2].




                  9.5 Critérios de segurança para projeto e seleção
                        de dispositivos





                  Em termos de Segurança Viária, os principais aspectos que devem ser considerados na
                  escolha de um dispositivo são: movimentos e conflitos; velocidade; VDM e VHP; visibi-
                  lidade; classe da rodovia e presença de usuários vulneráveis.


                       Sendo assim, projetos de interseções devem ser concebidos para todos os grupos
                  de usuários da rodovia: automóveis, caminhões de todos os tipos, ônibus (transporte
                  público), motocicletas, bicicletas, pedestres, entre outros. Os projetistas devem utilizar

                  medidas de desempenho e considerar as características locais para equilibrar as ne-
                  cessidades de todos os modos de transporte e usuários da rodovia no projeto de cada
                  interseção [3].

                       O projeto contempla a rodovia, a área adjacente, as faixas de aceleração e desa-

                  celeração, os canteiros centrais e as ilhas. É um problema complexo, por isso, convém
                  o projeto ser flexível — adequando os elementos físicos às características da via — e
                  baseado no desempenho dos movimentos efetivos de cada usuário [3].

                       O projeto deve seguir princípios fundamentais, como reduções de velocidade e

                  alinhamentos de faixa, além de considerar questões relacionadas ao motorista, como
                  suas expectativas e comportamentos, independentemente do tipo de interseção e da








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                                                                                                         DER / SP
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