Page 322 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 322

C A P Í T ULO

                                                        10
                                                        10
















                              TRAVESSIAS URBANAS










                  Nas últimas décadas, a expansão urbana tem levado à ocupação de áreas no entorno
                  de rodovias. Em geral, cidades de pequeno e médio porte tendem a apresentar cresci-
                  mento linear ao longo das rodovias [1], que acabam por se tornar importantes eixos de

                  transporte urbano e participam ativamente do desenvolvimento das economias locais
                  [2]. Nesses casos, pode ser necessário adaptar rodovias concebidas como rurais, para
                  acomodar as demandas de deslocamentos urbanos [3].

                       Os trechos rodoviários que passam por áreas urbanizadas apresentam desafios

                  de segurança no projeto e na operação, especialmente quando o segmento viário tem
                  demandas conflitantes de fluidez e acessibilidade, e há a presença de usuários vulne-
                  ráveis deslocando-se próximos à pista [2]. Neste capítulo, são definidas como “traves-
                  sias urbanas” as vias rurais que atravessam áreas urbanizadas, delimitadas ou não,
                  por perímetros urbanos, e que podem apresentar diferentes níveis de interação com o

                  ambiente do entorno e de interferência no tráfego. Em alguns casos, a integração com
                  a área urbana pode ser tão intensa que a rodovia acaba por adquirir características de
                  via urbana. Nesses casos, os projetistas e operadores de rodovias têm a responsabi-

                  lidade de definir o melhor equilíbrio entre mobilidade e acessibilidade, considerando a
                  segurança de todos os usuários da via.






                                                                                                            321
   317   318   319   320   321   322   323   324   325   326   327