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TRAVESSIAS URBANAS
Nas últimas décadas, a expansão urbana tem levado à ocupação de áreas no entorno
de rodovias. Em geral, cidades de pequeno e médio porte tendem a apresentar cresci-
mento linear ao longo das rodovias [1], que acabam por se tornar importantes eixos de
transporte urbano e participam ativamente do desenvolvimento das economias locais
[2]. Nesses casos, pode ser necessário adaptar rodovias concebidas como rurais, para
acomodar as demandas de deslocamentos urbanos [3].
Os trechos rodoviários que passam por áreas urbanizadas apresentam desafios
de segurança no projeto e na operação, especialmente quando o segmento viário tem
demandas conflitantes de fluidez e acessibilidade, e há a presença de usuários vulne-
ráveis deslocando-se próximos à pista [2]. Neste capítulo, são definidas como “traves-
sias urbanas” as vias rurais que atravessam áreas urbanizadas, delimitadas ou não,
por perímetros urbanos, e que podem apresentar diferentes níveis de interação com o
ambiente do entorno e de interferência no tráfego. Em alguns casos, a integração com
a área urbana pode ser tão intensa que a rodovia acaba por adquirir características de
via urbana. Nesses casos, os projetistas e operadores de rodovias têm a responsabi-
lidade de definir o melhor equilíbrio entre mobilidade e acessibilidade, considerando a
segurança de todos os usuários da via.
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