Page 319 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 319

CAPÍTUL O   0 9   –   PRO JET O   SE GURO   DE   INTERSE Ç ÕE S   E   A CE SSOS





                          Área                               Elemento de projeto
                   Fatores             •  benefícios sociais pela redução da ocorrência e/ou severidade dos
                   socioeconômicos        acidentes;
                                       •  benefício financeiro conferido pela redução de acidentes com mortes e
                                          feridos;
                                       •  custos de melhorias e benefícios esperados;
                                       •  custos de manutenção;
                                       •  consumo de energia.

                                         Fonte: elaborado pelo autor com base em [3]



                       Os critérios de projeto incluem a classe da rodovia, o volume de tráfego (atual e
                  previsto) de cada grupo de usuários da interseção, as direções e os movimentos de
                  conversão, a velocidade de projeto para cada aproximação e para a própria interseção,

                  a geometria da interseção (alinhamento horizontal e vertical e tipo de interseção) e o
                  controle de tráfego desejado [3].

                       Devem ser realizadas análises de desempenho operacional e de Segurança Viá-
                  ria para determinar a configuração adequada da interseção, inclusive com o apoio de

                  ferramentas computacionais, como softwares de microssimulação de tráfego. No caso
                  de interseções existentes cujo desempenho é conhecido, pode-se utilizar esses dados
                  para auxiliar no dimensionamento visando a melhoria de cruzamentos com desempe-
                  nho insatisfatório [3].


                       As soluções de projeto têm por objetivo separar os conflitos, principalmente os
                  mais graves, no espaço e no tempo. Dessa forma, é possível reduzir os pontos de confli-
                  to, os ângulos de conflito, as variações nas velocidades dos veículos e, por consequên-
                  cia, a probabilidade de acidentes. O uso de interseções em desnível é capaz de separar

                  os conflitos no espaço. Já o uso de rotatórias alongadas, por exemplo, consegue dis-
                  tribuir a decisão do motorista em etapas, o que propicia tempo e distância adequados
                  para a aceitação de intervalos entre veículos. As avaliações dos tipos de interseções e

                  quais podem ser selecionadas para projeto e implantação devem considerar princípios
                  socioeconômicos e avaliar benefícios [2], conforme apresentado com mais detalhes no
                  “Capítulo 14 — Avaliação econômica e monitoramento de projetos implantados”.








          318

                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
          DER / SP
   314   315   316   317   318   319   320   321   322   323   324