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CAPÍTUL O   0 9   –   PRO JET O   SE GURO   DE   INTERSE Ç ÕE S   E   A CE SSOS




                       As vias marginais devem ser implantadas quando houver disponibilidade na faixa
                  de domínio, bem como na existência de um grande número de acessos ou para classes
                  de rodovias mais altas. A via marginal permite adequar as diferenças de velocidade e

                  separar as correntes de tráfego de viagens longas das curtas, uma vez que possuem
                  comportamentos distintos.

                       O projeto geométrico dos dispositivos de acesso deve ser elaborado de forma a
                  garantir distâncias de visibilidade seguras nos pontos de entrada e saída dos acessos,

                  com comprimentos das faixas de aceleração e desaceleração compatíveis com as velo-
                  cidades das vias e com os volumes dos acessos e respeitando o distanciamento mínimo
                  entre os acessos. Devem ser previstos largura e comprimento suficientes para permitir
                  que o motorista manobre o veículo com segurança [3].


                       Os acessos da via marginal precisam ser avaliados do ponto se vista da minimi-
                  zação de conflitos e redução de acidentes. As saídas devem simplificar a sinalização
                  e a decisão do motorista, alinhar expectativas, uniformizar padrões da via, oferecer
                  distância de visibilidade adequada e velocidades compatíveis. Para volumes de tráfego

                  elevados, deve ser considerado um comprimento adicional nas faixas de desaceleração
                  para acomodação de veículos que aguardam oportunidade para fazer a manobra [2].




                  9.4 Legibilidade e consistência do dispositivo





                  A atenção do motorista e a capacidade de processar informações são limitadas. As li-
                  mitações podem criar dificuldades porque a tarefa de dirigir requer a divisão da atenção
                  para controle, orientação e navegação . Embora a atenção possa ser mudada rapida-
                                                        6
                  mente de uma fonte de informação para outra, os motoristas prestam atenção apenas

                  a uma fonte de cada vez. As condições de tráfego e situações operacionais podem so-
                  brecarregar os usuários. Quando a carga de informações que os motoristas são capa-
                  zes de processar for excedida, eles tendem a negligenciar outras informações com base

                  no nível de importância [5].




                  6   O conceito da tarefa de dirigir é abordado com mais detalhes no "Capítulo 4 — Fatores de risco
                     e fatores contribuintes para os acidentes".


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                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
          DER / SP
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