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CAPÍTUL O 0 9 – PRO JET O SE GURO DE INTERSE Ç ÕE S E A CE SSOS
As vias marginais devem ser implantadas quando houver disponibilidade na faixa
de domínio, bem como na existência de um grande número de acessos ou para classes
de rodovias mais altas. A via marginal permite adequar as diferenças de velocidade e
separar as correntes de tráfego de viagens longas das curtas, uma vez que possuem
comportamentos distintos.
O projeto geométrico dos dispositivos de acesso deve ser elaborado de forma a
garantir distâncias de visibilidade seguras nos pontos de entrada e saída dos acessos,
com comprimentos das faixas de aceleração e desaceleração compatíveis com as velo-
cidades das vias e com os volumes dos acessos e respeitando o distanciamento mínimo
entre os acessos. Devem ser previstos largura e comprimento suficientes para permitir
que o motorista manobre o veículo com segurança [3].
Os acessos da via marginal precisam ser avaliados do ponto se vista da minimi-
zação de conflitos e redução de acidentes. As saídas devem simplificar a sinalização
e a decisão do motorista, alinhar expectativas, uniformizar padrões da via, oferecer
distância de visibilidade adequada e velocidades compatíveis. Para volumes de tráfego
elevados, deve ser considerado um comprimento adicional nas faixas de desaceleração
para acomodação de veículos que aguardam oportunidade para fazer a manobra [2].
9.4 Legibilidade e consistência do dispositivo
A atenção do motorista e a capacidade de processar informações são limitadas. As li-
mitações podem criar dificuldades porque a tarefa de dirigir requer a divisão da atenção
para controle, orientação e navegação . Embora a atenção possa ser mudada rapida-
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mente de uma fonte de informação para outra, os motoristas prestam atenção apenas
a uma fonte de cada vez. As condições de tráfego e situações operacionais podem so-
brecarregar os usuários. Quando a carga de informações que os motoristas são capa-
zes de processar for excedida, eles tendem a negligenciar outras informações com base
no nível de importância [5].
6 O conceito da tarefa de dirigir é abordado com mais detalhes no "Capítulo 4 — Fatores de risco
e fatores contribuintes para os acidentes".
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP