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CAPÍTUL O 1 0 – TR A VE SSIA S URB ANA S
sistema viário [1]. Portanto, quanto maior for a mobilidade de uma via, menor será sua
acessibilidade.
O Quadro 10.1 apresenta as características de projeto e de controle de tráfego
para as diferentes tipologias de travessias urbanas presentes nas rodovias paulistas.
Quadro 10.1: Características de projeto e de controle de tráfego
das travessias urbanas paulistas
Tipo I Tipo II Tipo III
Características
de projeto e Rodovias que passam Rodovias atravessando Rodovias
de controle de por perímetro urbano áreas de influência atravessando áreas
tráfego em situação segregada urbana com passagem urbanizadas
perturbada
Cruzamentos Cruzamento em nível ou Cruzamento em
com outras Cruzamento em desnível desnível nível
rodovias e vias
Parcial: sinalização
Total: acessos somente Parcial: sinalização
Controle de com cruzamentos em de parada nas vias de parada nas vias
tráfego nas desnível ou por meio de secundárias, acesso secundárias, acesso
interseções por agulhas ou vias
vias marginais por rotatórias
marginais
Acesso a
propriedades Restrito Restrito ou livre Livre
adjacentes
Em desnível e, em casos Em nível: faixa de
excepcionais, travessias pedestres com ou
Travessia de Em desnível em nível com sinalização sem refúgio, com
pedestres específica, iluminação ou sem controle
e controle eletrônico de eletrônico de
velocidade velocidade
Vias marginais Onde necessário Onde necessário Não
Canteiro central Sempre Onde necessário Geralmente não
Estacionamento Proibido Proibido Controlado
Pode estar ausente,
tomado por área
Sempre com largura Com largura total ou
Acostamento de estacionamento
total parcial
urbano, ou
preservado
Fonte: elaborado pelo autor
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DE
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU
ANÇA
VIÁRIA
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DER / SP
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