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CAPÍTUL O   1 0   –   TR A VE SSIA S   URB ANA S




                  sistema viário [1]. Portanto, quanto maior for a mobilidade de uma via, menor será sua
                  acessibilidade.

                       O Quadro 10.1 apresenta as características de projeto e de controle de tráfego
                  para as diferentes tipologias de travessias urbanas presentes nas rodovias paulistas.



                              Quadro 10.1: Características de projeto e de controle de tráfego
                                             das travessias urbanas paulistas


                                             Tipo I                  Tipo II              Tipo III
                    Características
                     de projeto e     Rodovias que passam    Rodovias atravessando       Rodovias
                    de controle de    por perímetro urbano     áreas de influência   atravessando áreas
                       tráfego       em situação segregada    urbana com passagem       urbanizadas
                                                                   perturbada
                   Cruzamentos                               Cruzamento em nível ou   Cruzamento em
                   com outras       Cruzamento em desnível   desnível                nível
                   rodovias e vias
                                                             Parcial: sinalização
                                    Total: acessos somente                           Parcial: sinalização
                   Controle de      com cruzamentos em       de parada nas vias      de parada nas vias
                   tráfego nas      desnível ou por meio de   secundárias, acesso    secundárias, acesso
                   interseções                               por agulhas ou vias
                                    vias marginais                                   por rotatórias
                                                             marginais
                   Acesso a
                   propriedades     Restrito                 Restrito ou livre       Livre
                   adjacentes

                                                             Em desnível e, em casos   Em nível: faixa de
                                                             excepcionais, travessias   pedestres com ou
                   Travessia de     Em desnível              em nível com sinalização   sem refúgio, com
                   pedestres                                 específica, iluminação   ou sem controle
                                                             e controle eletrônico de   eletrônico de
                                                             velocidade              velocidade

                   Vias marginais   Onde necessário          Onde necessário         Não

                   Canteiro central  Sempre                  Onde necessário         Geralmente não

                   Estacionamento   Proibido                 Proibido                Controlado

                                                                                     Pode estar ausente,
                                                                                     tomado por área
                                    Sempre com largura       Com largura total ou
                   Acostamento                                                       de estacionamento
                                    total                    parcial
                                                                                     urbano, ou
                                                                                     preservado
                                                 Fonte: elaborado pelo autor


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                                     ANÇA
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                                SE
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