Page 326 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 326
CAPÍTUL O 1 0 – TR A VE SSIA S URB ANA S
Usualmente, as travessias urbanas localizam-se em áreas com concentração po-
pulacional e, por esse motivo, sofrem impactos nos volumes de tráfego, nas condições
de fluidez e nas velocidades operacionais. Problemas de Segurança Viária nessas re-
giões são comumente relacionados ao intenso desenvolvimento marginal, às faixas de
domínio restritas, às interseções com o viário urbano, às entradas e saídas de proprie-
dades com acesso direto à rodovia e à maior variedade de usuários, incluindo veículos
de transporte de passageiros, caminhões, ciclistas e pedestres [3].
Assim, um aumento na ocorrência de acidentes é esperado em travessias urbanas
quando esses segmentos viários não são adaptados às interações com o tráfego local e
com usuários vulneráveis. Esse aumento no número de acidentes pode ocorrer mesmo
na presença de esforços para implantação de medidas mitigatórias, como os contornos
rodoviários nas cidades [4]. Além disso, podem ocorrer subnotificações dos acidentes
nas travessias urbanas, em decorrência dos atendimentos realizados por diferentes
agentes e pela falta de compatibilização das bases de dados de acidentalidade. Bases
de dados consolidadas, como a administrada pelo estado de São Paulo, buscam mini-
mizar a subnotificação de acidentes de trânsito.
Neste capítulo são apresentadas as principais características dos três tipos de
travessias urbanas encontradas em rodovias paulistas, ressaltando-se as diferentes
funções (relação mobilidade versus acessibilidade), as diferentes abordagens na elabo-
ração do projeto viário e os diferentes problemas de Segurança Viária encontrados em
cada uma delas. Além disso, são apresentadas as principais medidas moderadoras de
tráfego, adotadas em travessias dos tipos II e III para controlar a velocidade do tráfego.
10.1 Mobilidade e Acessibilidade
As rodovias que atravessam áreas de influência urbana (tipo II) ou áreas urbanizadas
(tipo III), apresentam confluência entre o tráfego rodoviário e o tráfego local, o que pro-
voca conflitos entre a demanda por maior mobilidade e a demanda por maior acessi-
bilidade. Mobilidade é a capacidade do sistema viário atender à demanda de tráfego,
minimizando as dificuldades de deslocamento. Acessibilidade é a facilidade de apro-
ximar o tráfego local às atividades urbanas, aumentando o número de conexões ao
325
325
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP
DER / SP