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CAPÍTUL O   1 1   –   C O nsider A ç õe s   s O bre   U s U ári O s   v UL ner á veis




                  11.3 Recomendações especiais para usuários
                           vulneráveis





                  A atenção aos usuários vulneráveis não deve se limitar às seções típicas de travessias
                  urbanas dos tipos II e III. Em situações específicas, como na acomodação de pedestres

                  e ciclistas em viadutos ou em paradas de ônibus nas rodovias, atenção especial deve
                  ser dada a esses usuários. Além disso, existem medidas de segurança que podem ser
                  implementadas em locais com demanda de usuários vulneráveis, como a utilização de

                  iluminação. Nos tópicos a seguir essas situações são discutidas com mais detalhes.



                  11.3.1 A iluminação como importante elemento de segurança



                  Em rodovias, quando as condições de iluminação são baixas, o Índice de Acidentes ge-
                  ralmente é maior. Além disso, os acidentes que ocorrem nessas condições também
                  costumam ser mais graves.

                       Quando utilizada de forma adequada, em locais apropriados, a iluminação é capaz

                  de melhorar a visibilidade de pedestres e ciclistas, atuando como uma boa contramedida
                  para reduzir a ocorrência e a severidade de acidentes em períodos noturnos. Nos locais
                  em que há demanda significativa de usuários vulneráveis, projetos de iluminação que
                  têm por objetivo auxiliar na identificação desses usuários podem ser recomendados em

                  travessias urbanas dos tipos II e III. Nessas condições, quando houver iluminação de um
                  segmento da rodovia com presença de pedestres e ciclistas no acostamento, a ilumina-
                  ção deve ser voltada para as áreas de circulação dos usuários vulneráveis, de modo que
                  eles sejam visíveis e possam ser identificados com facilidade pelos condutores.


                       Em locais de conflito entre pedestres e veículos motorizados, especialmente em
                  interseções e nos dispositivos de acesso, a iluminação deve considerar questões como
                  visibilidade e ofuscamento nas travessias dos usuários vulneráveis, além de deixar cla-
                  ros os caminhos permitidos [23].











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                                                                                                         DER / SP
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