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CAPÍTUL O 1 1 – C O nsider A ç õe s s O bre U s U ári O s v UL ner á veis
11.3 Recomendações especiais para usuários
vulneráveis
A atenção aos usuários vulneráveis não deve se limitar às seções típicas de travessias
urbanas dos tipos II e III. Em situações específicas, como na acomodação de pedestres
e ciclistas em viadutos ou em paradas de ônibus nas rodovias, atenção especial deve
ser dada a esses usuários. Além disso, existem medidas de segurança que podem ser
implementadas em locais com demanda de usuários vulneráveis, como a utilização de
iluminação. Nos tópicos a seguir essas situações são discutidas com mais detalhes.
11.3.1 A iluminação como importante elemento de segurança
Em rodovias, quando as condições de iluminação são baixas, o Índice de Acidentes ge-
ralmente é maior. Além disso, os acidentes que ocorrem nessas condições também
costumam ser mais graves.
Quando utilizada de forma adequada, em locais apropriados, a iluminação é capaz
de melhorar a visibilidade de pedestres e ciclistas, atuando como uma boa contramedida
para reduzir a ocorrência e a severidade de acidentes em períodos noturnos. Nos locais
em que há demanda significativa de usuários vulneráveis, projetos de iluminação que
têm por objetivo auxiliar na identificação desses usuários podem ser recomendados em
travessias urbanas dos tipos II e III. Nessas condições, quando houver iluminação de um
segmento da rodovia com presença de pedestres e ciclistas no acostamento, a ilumina-
ção deve ser voltada para as áreas de circulação dos usuários vulneráveis, de modo que
eles sejam visíveis e possam ser identificados com facilidade pelos condutores.
Em locais de conflito entre pedestres e veículos motorizados, especialmente em
interseções e nos dispositivos de acesso, a iluminação deve considerar questões como
visibilidade e ofuscamento nas travessias dos usuários vulneráveis, além de deixar cla-
ros os caminhos permitidos [23].
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP