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CAPÍTUL O   1 1   –   C O nsider A ç õe s   s O bre   U s U ári O s   v UL ner á veis





                              SELEÇÃO DO TRATAMENTO DE SEGURANÇA ADEQUADO PARA UMA
                     BOX 1
                              TRAVESSIA DE PEDESTRES

                             A escolha do tipo de travessia de pedestre a ser implantada em um local pode
                       i     variar de acordo com diversos fatores, como volume de veículos na pista e vo-

                             lume de pedestres, além de fatores como uso do solo, velocidade de tráfego,
                             histórico de acidentes etc. A escolha da solução segura para o cruzamento de
                             pedestres em um determinado local deve ser feita a partir de estudos específi-
                             cos, analisando as particularidades locais. Existem diferentes metodologias que
                             podem ser utilizadas para essa finalidade, entre elas:
                                    •  Orientações do DER/SP atualizadas pela ARTESP: utiliza ábacos que
                                      relacionam volumes de pedestres (número de pedestres/hora) e de
                                      veículos (veículo equivalente/hora), para diferentes configurações
                                      de vias (rodovias de pista simples, rodovias de pista simples com
                                      faixa adicional, rodovias de pista dupla, rodovias de pista dupla com
                                      três faixas por sentido etc.), determinando o tipo de tratamento
                                      adequado a cada situação [19];

                                    •  Nota Técnica da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo
                                      (CET-SP): determina um intervalo mínimo necessário para uma tra-
                                      vessia segura. Leva em consideração fatores como largura da via,
                                      distância do ponto de permanência segura do pedestre até a borda
                                      do passeio, velocidade do pedestre, velocidade média da via, entre
                                      outros [20];

                                    •  Australasian Pedestrian Facility Selection Tool  : corresponde a uma
                                                                                7
                                      ferramenta desenvolvida pela Austroads e fornecida gratuitamente,
                                      com o objetivo de auxiliar na seleção do tratamento de segurança
                                      apropriado a determinado local. A ferramenta é baseada em pes-
                                      quisas bibliográfica, analítica e comportamental, aliada a uma série
                                      de modelos matemáticos [21];

                                    •  Pedestrian Crossing Installation Guide  (Colorado Department of Trans-
                                                                        8
                                      portation — CDOT): apresenta diretrizes para orientar a seleção de
                                      tratamentos apropriados para as travessias de pedestres [22].



                  7   Disponível em: https://austroads.com.au/network-operations/network-management/pedes-
                     trian-facility-selection-tool. Acesso em: 17 out. 2022.
                  8   O Apêndice C do documento apresenta gráficos, fluxogramas e tabelas com valores de referên-
                     cia para fatores — como volume e velocidade de tráfego e configuração da via — considerados
                     na seleção do tratamento apropriado.

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                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
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