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CAPÍTUL O 1 3 – Se L e çã O de C O n T r A medid A S
retrovisor quebrado; faróis desregulados ou queimados, entre outros. Além
disso, são fatores de risco: porte dos veículos (como motocicletas ou veícu-
los pesados); uso de equipamentos de proteção individual etc.
• fatores institucionais ligados à regulamentação e à fiscalização do trânsito;
• provisão de tratamento médico e reabilitação pós acidente.
13.2.2 Identificação das contramedidas
Diferentes contramedidas podem ser usadas para melhorar a Segurança Viária com
contribuições diversas para as reduções no número de mortes e feridos graves. Po-
rém, nem todas as contramedidas são igualmente eficazes, pois enquanto algumas
fornecem benefícios substanciais, outras têm resultados limitados ou até efeitos pre-
judiciais para a Segurança Viária. Contramedidas eficazes são aquelas que reduzem
lesões fatais e graves. Contramedidas altamente eficazes reduzem substancialmente
ou eliminam essas lesões. Contramedidas ineficazes não reduzem lesões [7].
Considerando o contexto da abordagem do Sistema Seguro, os tratamentos de
Segurança Viária podem ser divididos entre primários e de suporte [8]. Tratamentos
primários contribuem para eliminar o número de mortes e feridos graves em acidentes
de trânsito. Isso pode ser alcançado ao reduzir as forças de impacto para níveis supor-
táveis pelo corpo humano ou ao separar diferentes usuários da rodovia que circulam
em diferentes velocidades. Tratamentos de suporte auxiliam na entrega de melhorias
de Segurança Viária, mas apenas de forma incremental. Por exemplo, algumas contra-
medidas podem reduzir a ocorrência de acidentes (incluindo acidentes graves), mas não
a severidade do impacto, se o acidente ocorrer. Assim, é fortemente recomendado que
tratamentos primários sejam empregados onde for possível, como um esforço para
alcançar os objetivos do Sistema Seguro [2].
Qualquer intervenção deve ser avaliada ao longo do tempo para que seja possível
compreender os seus resultados no curto e longo prazo. Algumas alterações na via
podem, muitas vezes, aumentar o risco de acidentes, pois os usuários podem se sentir
mais seguros para assumir mais riscos. Nesse sentido, mesmo as contramedidas con-
sideradas eficazes devem ser implementadas corretamente para que ocorra a redução
esperada nos acidentes fatais e graves [7].
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
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