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CAPÍTUL O   1 3   –   Se L e çã O   de   C O n T r A medid A S




                             retrovisor quebrado; faróis desregulados ou queimados, entre outros. Além
                             disso, são fatores de risco:  porte dos veículos (como motocicletas ou veícu-
                             los pesados); uso de equipamentos de proteção individual etc.

                           •  fatores institucionais ligados à regulamentação e à fiscalização do trânsito;
                           •  provisão de tratamento médico e reabilitação pós acidente.




                  13.2.2 Identificação das contramedidas


                  Diferentes contramedidas podem ser usadas para melhorar a Segurança Viária com
                  contribuições diversas para as reduções no número de mortes e feridos graves. Po-
                  rém, nem todas as contramedidas são igualmente eficazes, pois enquanto algumas
                  fornecem benefícios substanciais, outras têm resultados limitados ou até efeitos pre-

                  judiciais para a Segurança Viária. Contramedidas eficazes são aquelas que reduzem
                  lesões fatais e graves. Contramedidas altamente eficazes reduzem substancialmente
                  ou eliminam essas lesões. Contramedidas ineficazes não reduzem lesões [7].


                       Considerando o contexto da abordagem do Sistema Seguro, os tratamentos de
                  Segurança Viária podem ser divididos entre primários e de suporte [8]. Tratamentos
                  primários contribuem para eliminar o número de mortes e feridos graves em acidentes
                  de trânsito. Isso pode ser alcançado ao reduzir as forças de impacto para níveis supor-

                  táveis pelo corpo humano ou ao separar diferentes usuários da rodovia que circulam
                  em diferentes velocidades. Tratamentos de suporte auxiliam na entrega de melhorias
                  de Segurança Viária, mas apenas de forma incremental. Por exemplo, algumas contra-
                  medidas podem reduzir a ocorrência de acidentes (incluindo acidentes graves), mas não

                  a severidade do impacto, se o acidente ocorrer. Assim, é fortemente recomendado que
                  tratamentos primários sejam empregados onde for possível, como um esforço para
                  alcançar os objetivos do Sistema Seguro [2].

                       Qualquer intervenção deve ser avaliada ao longo do tempo para que seja possível

                  compreender os seus resultados no curto e longo prazo. Algumas alterações na via
                  podem, muitas vezes, aumentar o risco de acidentes, pois os usuários podem se sentir
                  mais seguros para assumir mais riscos. Nesse sentido, mesmo as contramedidas con-
                  sideradas eficazes devem ser implementadas corretamente para que ocorra a redução

                  esperada nos acidentes fatais e graves [7].




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