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CAPÍTUL O   1 5   –   MODEL O   P AR A   PREVIS Ã O   DE   A CIDENTE S




                       As principais vantagens da aplicação do método preditivo do HSM para estimar a
                  frequência de acidentes são [3]:

                           •  o viés de regressão para a média é levado em consideração, pois o método
                             se concentra na média de longo prazo da frequência esperada de acidentes,

                             ao invés da frequência de acidentes observada de curto prazo;
                           •  a dependência da disponibilidade de dados de acidentes para um elemento

                             viário individual é reduzida por meio da incorporação de relações preditivas
                             com base em dados de locais semelhantes;
                           •  os modelos matemáticos do HSM são baseados em modelos de distribui-

                             ção mais adequados para estimar a alta variabilidade dos dados de aciden-
                             tes (distribuição binomial negativa) do que as técnicas de modelagem tradi-
                             cionais (distribuição normal);

                           •  o método preditivo fornece um modelo de estimativa de acidentes para lo-
                             cais que ainda não foram construídos ou não estão em operação, a tempo
                             suficiente para permitir uma estimativa com base em dados de acidentes

                             observados em locais semelhantes.




                  15.1 Metodologia do HSM





                  O método preditivo fornece uma estimativa estatisticamente confiável da frequên-
                  cia de acidentes, dentro dos limites definidos para a rede ou infraestrutura viária e
                  ao longo de um período, conforme as características geométricas e operacionais e os

                  volumes de tráfego locais. A estimativa inicial do método se baseia em modelos de
                  regressão, chamados de Funções de Desempenho de Segurança (em inglês, Safety Per-
                  formance Functions — SPFs). Esses modelos são desenvolvidos para diferentes tipos de

                  elementos viários, a partir de dados de acidentes observados e levam em consideração
                  características físicas, geométricas e operacionais (elementos de controle de tráfego),
                  que são definidas como condições base para os modelos [3].

                       A fim de contabilizar diferenças entre as condições base e as condições específicas

                  do local analisado, o método prevê a utilização de Fatores de Modificação de Acidentes




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                                 GUR
                                SE
                     MANU
                          AL
                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                                          VIÁRIA
                             DE
          DER / SP
          DER  / SP
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