Page 480 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 480

CAPÍTUL O   1 5   –   MODEL O   P AR A   PREVIS Ã O   DE   A CIDENTE S




                  desses limites são identificados. O HSM fornece diferentes metodologia para três tipos
                  de infraestrutura viária:

                         (i)  rodovias de pista simples (duas faixas e dois sentidos);

                         (ii)  rodovias de pista dupla (duas ou mais faixas por sentido);

                        (iii)  vias arteriais urbanas e suburbanas.



                       Segundo o HSM, as rodovias de pista simples ou dupla se localizam em áreas ru-
                  rais, enquanto as vias arteriais podem se localizar em áreas urbanas ou suburbanas .
                                                                                                      7
                  Além desses três tipos de infraestrutura, o HSM também fornece uma metodologia

                  para estimar a frequência de acidentes em alças de conexão entre duas ou mais rodo-
                  vias em interseções.




                  15.2.2 Componentes do sistema viário


                  Existem dois tipos de componentes viários que podem estar presentes na área sele-
                  cionada para a aplicação do método preditivo: segmentos homogêneos e interseções.


                       Segmentos homogêneos são trechos da via com características físicas, geométri-
                  cas e de tráfego uniformes, que fornecem operação bidirecional de tráfego e que não
                  são interrompidos por uma interseção [3]. Um segmento homogêneo se inicia no cen-
                  tro de uma interseção e termina no centro da próxima interseção ou no início de outro
                  segmento homogêneo.


                       Os  critérios  específicos  de  divisão  dos  segmentos  homogêneos  são  diferentes
                  para cada tipo de infraestrutura viária e não há limitação para a extensão máxima dos
                  segmentos. O manual norte-americano recomenda, apenas, que os segmentos homo-

                  gêneos não tenham comprimento inferior a, aproximadamente, 160 metros [2].




                  7   A classificação de uma área como urbana, suburbana ou rural está sujeita às características da
                     via, à população circundante e aos usos do solo. No HSM, a definição de áreas urbanas e rurais é
                     baseada nas diretrizes da Administração Rodoviária Federal (FHWA), que classifica áreas urba-
                     nas como locais dentro de limites urbanos onde a população é superior a 5.000 pessoas e áreas
                     rurais como lugares fora das áreas urbanas onde a população é inferior a 5.000 [2]. O HSM usa o
                     termo “suburbano” para se referir a partes periféricas de uma área urbana. Contudo, o método
                     preditivo não faz distinção entre áreas urbanas e suburbanas.


                                                                                                            479
                                                                                                            479
                                                                          MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                                                                          MANU  AL  DE  SE GUR  ANÇA  VIÁRIA
                                                                                                         DER  / SP
                                                                                                         DER / SP
   475   476   477   478   479   480   481   482   483   484   485