Page 480 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 480
CAPÍTUL O 1 5 – MODEL O P AR A PREVIS Ã O DE A CIDENTE S
desses limites são identificados. O HSM fornece diferentes metodologia para três tipos
de infraestrutura viária:
(i) rodovias de pista simples (duas faixas e dois sentidos);
(ii) rodovias de pista dupla (duas ou mais faixas por sentido);
(iii) vias arteriais urbanas e suburbanas.
Segundo o HSM, as rodovias de pista simples ou dupla se localizam em áreas ru-
rais, enquanto as vias arteriais podem se localizar em áreas urbanas ou suburbanas .
7
Além desses três tipos de infraestrutura, o HSM também fornece uma metodologia
para estimar a frequência de acidentes em alças de conexão entre duas ou mais rodo-
vias em interseções.
15.2.2 Componentes do sistema viário
Existem dois tipos de componentes viários que podem estar presentes na área sele-
cionada para a aplicação do método preditivo: segmentos homogêneos e interseções.
Segmentos homogêneos são trechos da via com características físicas, geométri-
cas e de tráfego uniformes, que fornecem operação bidirecional de tráfego e que não
são interrompidos por uma interseção [3]. Um segmento homogêneo se inicia no cen-
tro de uma interseção e termina no centro da próxima interseção ou no início de outro
segmento homogêneo.
Os critérios específicos de divisão dos segmentos homogêneos são diferentes
para cada tipo de infraestrutura viária e não há limitação para a extensão máxima dos
segmentos. O manual norte-americano recomenda, apenas, que os segmentos homo-
gêneos não tenham comprimento inferior a, aproximadamente, 160 metros [2].
7 A classificação de uma área como urbana, suburbana ou rural está sujeita às características da
via, à população circundante e aos usos do solo. No HSM, a definição de áreas urbanas e rurais é
baseada nas diretrizes da Administração Rodoviária Federal (FHWA), que classifica áreas urba-
nas como locais dentro de limites urbanos onde a população é superior a 5.000 pessoas e áreas
rurais como lugares fora das áreas urbanas onde a população é inferior a 5.000 [2]. O HSM usa o
termo “suburbano” para se referir a partes periféricas de uma área urbana. Contudo, o método
preditivo não faz distinção entre áreas urbanas e suburbanas.
479
479
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP
DER / SP