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CAPÍTUL O   1 5   –   MODEL O   P AR A   PREVIS Ã O   DE   A CIDENTE S




                           •  auxílio na tomada de decisão de ações prioritárias para a redução da aci-
                             dentalidade, inclusive por meio da avaliação econômica dos benefícios da
                             implementação de contramedidas ;
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                           •  subsídio ao projeto de novas vias, ou reabilitação de vias existentes, sob a
                             ótica da segurança.




                       O desenvolvimento de modelos de previsão é uma tarefa complexa e de custo re-
                  lativamente alto, pois exige uma longa série histórica confiável de dados de acidentes e
                  a utilização de técnicas estatísticas sofisticadas. O Highway Safety Manual (HSM)  for-
                                                                                                  3
                  nece modelos de previsão de acidentes para diferentes tipos de infraestrutura, desen-
                  volvidos por meio de métodos estatísticos modelados a partir de dados de acidentes de

                  diversos locais com características semelhantes [3]. O método apresenta uma etapa de
                  calibração, que permite que os modelos desenvolvidos sejam aplicados em diferentes
                  localidades, inclusive em diferentes países.

                       Dessa forma, considerando a excelência dos modelos apresentados no HSM, uma

                  boa prática a ser seguida pelos países em desenvolvimento que ainda não desenvolve-
                  ram seus próprios modelos de previsão (como o Brasil) é utilizar o método apresentado
                  no manual norte-americano, adaptando-o às condições nacionais, ou idealmente, às

                  condições de cada estado ou região, seguindo a metodologia de calibração prescrita [1].

                       O método preditivo, desenvolvido pelo Highway Safety Manual, permite estimar a
                  frequência esperada de acidentes  de uma rede viária em diferentes momentos de um
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                  projeto, podendo ser utilizado para avaliar a situação existente, condições alternativas

                  à situação atual (por exemplo, melhorias ou contramedidas de segurança propostas)
                  ou projetos de novas rodovias. Assim, possibilita comparar diferentes propostas de
                  contramedidas com as situações existentes. Além disso, o método do HSM permite
                  estimar a frequência de acidentes por tipologia ou severidade do acidente.


                  2   Para mais detalhes sobre os métodos utilizados em avaliações econômicas, consultar o “Capí-
                     tulo 14 — Avaliação econômica e monitoramento de projetos implantados”.
                  3   A metodologia de previsão de acidentes apresentada neste capítulo é baseada na primeira edi-
                     ção do Highway Safety Manual (HSM), publicada em 2010, e considera o suplemento publicado
                     em 2014. Para atualizações do método, assim como revisões das equações e dos fatores apli-
                     cados, consultar a versão mais recente publicada do manual norte-americano.
                  4   O termo “frequência de acidentes”, utilizado no método preditivo do HSM, refere-se ao número
                     total de acidentes em determinado período.


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                                                                                          ANÇA
                                                                                               VIÁRIA
                                                                                      GUR
                                                                          MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                                                                          MANU
                                                                               AL
                                                                                    SE
                                                                                  DE
                                                                                                             SP
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