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CAPÍTUL O 1 5 – MODEL O P AR A PREVIS Ã O DE A CIDENTE S
• auxílio na tomada de decisão de ações prioritárias para a redução da aci-
dentalidade, inclusive por meio da avaliação econômica dos benefícios da
implementação de contramedidas ;
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• subsídio ao projeto de novas vias, ou reabilitação de vias existentes, sob a
ótica da segurança.
O desenvolvimento de modelos de previsão é uma tarefa complexa e de custo re-
lativamente alto, pois exige uma longa série histórica confiável de dados de acidentes e
a utilização de técnicas estatísticas sofisticadas. O Highway Safety Manual (HSM) for-
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nece modelos de previsão de acidentes para diferentes tipos de infraestrutura, desen-
volvidos por meio de métodos estatísticos modelados a partir de dados de acidentes de
diversos locais com características semelhantes [3]. O método apresenta uma etapa de
calibração, que permite que os modelos desenvolvidos sejam aplicados em diferentes
localidades, inclusive em diferentes países.
Dessa forma, considerando a excelência dos modelos apresentados no HSM, uma
boa prática a ser seguida pelos países em desenvolvimento que ainda não desenvolve-
ram seus próprios modelos de previsão (como o Brasil) é utilizar o método apresentado
no manual norte-americano, adaptando-o às condições nacionais, ou idealmente, às
condições de cada estado ou região, seguindo a metodologia de calibração prescrita [1].
O método preditivo, desenvolvido pelo Highway Safety Manual, permite estimar a
frequência esperada de acidentes de uma rede viária em diferentes momentos de um
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projeto, podendo ser utilizado para avaliar a situação existente, condições alternativas
à situação atual (por exemplo, melhorias ou contramedidas de segurança propostas)
ou projetos de novas rodovias. Assim, possibilita comparar diferentes propostas de
contramedidas com as situações existentes. Além disso, o método do HSM permite
estimar a frequência de acidentes por tipologia ou severidade do acidente.
2 Para mais detalhes sobre os métodos utilizados em avaliações econômicas, consultar o “Capí-
tulo 14 — Avaliação econômica e monitoramento de projetos implantados”.
3 A metodologia de previsão de acidentes apresentada neste capítulo é baseada na primeira edi-
ção do Highway Safety Manual (HSM), publicada em 2010, e considera o suplemento publicado
em 2014. Para atualizações do método, assim como revisões das equações e dos fatores apli-
cados, consultar a versão mais recente publicada do manual norte-americano.
4 O termo “frequência de acidentes”, utilizado no método preditivo do HSM, refere-se ao número
total de acidentes em determinado período.
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