Page 479 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 479
CAPÍTUL O 1 5 – MODEL O P AR A PREVIS Ã O DE A CIDENTE S
• estimar a efetividade de contramedidas propostas em uma infraestrutura
viária existente.
15.2 Fundamentos do método preditivo
Para a aplicação do método preditivo, inicialmente, é de suma importância compreen-
der alguns fundamentos. Funções de Desempenho de Segurança (SPFs), Fatores de
Modificação de Acidentes (CMFs), Fatores de Calibração (C) e o método Empírico de
Bayes são fundamentos que devem estar esclarecidos, uma vez que correspondem a
importantes etapas da aplicação do método.
Além disso, os conceitos de limite da área de estudo, tipos de infraestrutura viária
e elemento viário, assim como a influência de cada um desses conceitos no emprego
do método preditivo, também devem ser entendidos para que o método possa alcançar
bons resultados. Todos esses fundamentos são apresentados na sequência.
15.2.1 Limites da área de estudo e tipos de infraestrutura viária
O método preditivo pode ser utilizado para estimar a frequência esperada de aciden-
tes em diferentes áreas, que podem ser (i) um elemento viário individual, (ii) uma in-
fraestrutura viária (conjunto contíguo de elementos viários individuais) ou (iii) uma rede
viária (conjunto contíguo de infraestruturas viárias). Independentemente da área total
de estudo, os modelos de previsão devem ser aplicados em cada elemento viário se-
paradamente, podendo esse ser um segmento viário homogêneo ou uma interseção
(conforme definidos no item 15.2.2 — Elementos viários”). Com os resultados obtidos
para cada local, é possível estimar a frequência de acidentes em uma infraestrutura ou
mesmo em toda uma rede viária.
Na primeira Etapa do método preditivo do HSM , a extensão e os limites do trecho
6
avaliado são definidos a partir da natureza do estudo e os tipos de infraestrutura dentro
6 As etapas do método preditivo são detalhadas no item “15.3 — Procedimento para aplicação do
método preditivo”.
478
478
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
/
DER
DER / SP
SP