Page 479 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 479

CAPÍTUL O   1 5   –   MODEL O   P AR A   PREVIS Ã O   DE   A CIDENTE S




                           •  estimar a efetividade de contramedidas propostas em uma infraestrutura
                             viária existente.



                  15.2 Fundamentos do método preditivo





                  Para a aplicação do método preditivo, inicialmente, é de suma importância compreen-
                  der alguns fundamentos. Funções de Desempenho de Segurança (SPFs), Fatores de

                  Modificação de Acidentes (CMFs), Fatores de Calibração (C) e o método Empírico de
                  Bayes são fundamentos que devem estar esclarecidos, uma vez que correspondem a
                  importantes etapas da aplicação do método.


                       Além disso, os conceitos de limite da área de estudo, tipos de infraestrutura viária
                  e elemento viário, assim como a influência de cada um desses conceitos no emprego
                  do método preditivo, também devem ser entendidos para que o método possa alcançar
                  bons resultados. Todos esses fundamentos são apresentados na sequência.




                  15.2.1 Limites da área de estudo e tipos de infraestrutura viária


                  O método preditivo pode ser utilizado para estimar a frequência esperada de aciden-
                  tes em diferentes áreas, que podem ser (i) um elemento viário individual, (ii) uma in-

                  fraestrutura viária (conjunto contíguo de elementos viários individuais) ou (iii) uma rede
                  viária (conjunto contíguo de infraestruturas viárias). Independentemente da área total
                  de estudo, os modelos de previsão devem ser aplicados em cada elemento viário se-

                  paradamente, podendo esse ser um segmento viário homogêneo ou uma interseção
                  (conforme definidos no item 15.2.2 — Elementos viários”). Com os resultados obtidos
                  para cada local, é possível estimar a frequência de acidentes em uma infraestrutura ou
                  mesmo em toda uma rede viária.


                       Na primeira Etapa do método preditivo do HSM , a extensão e os limites do trecho
                                                                     6
                  avaliado são definidos a partir da natureza do estudo e os tipos de infraestrutura dentro




                  6   As etapas do método preditivo são detalhadas no item “15.3 — Procedimento para aplicação do
                     método preditivo”.


          478
          478
                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                     MANU  AL  DE  SE  GUR ANÇA  VIÁRIA
             /
          DER
          DER / SP
              SP
   474   475   476   477   478   479   480   481   482   483   484