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CAPÍTUL O   1 5   –   MODEL O   P AR A   PREVIS Ã O   DE   A CIDENTE S




                       Interseções são definidas como a área de confluência, entroncamento ou cruza-
                  mento de duas ou mais vias [4].

                       Os modelos preditivos para segmentos homogêneos estimam os acidentes que
                  teriam ocorrido na rodovia se nenhuma interseção estivesse presente. Os modelos

                  preditivos para interseções estimam os acidentes adicionais que ocorrem devido à pre-
                  sença da interseção. Nesse caso, os acidentes podem ocorrer dentro dos limites da
                  própria interseção ou no seu entorno [3].


                       Assim, a atribuição do histórico de acidentes a cada elemento viário (ou seja, a cada
                  segmento homogêneo ou interseção) é realizada do seguinte modo:

                           •  acidentes que ocorrem dentro dos limites de uma interseção são atribuídos
                             a essa interseção;

                           •  acidentes que ocorrem fora dos limites da interseção, mas dentro de sua
                             área de influência, podem ser atribuídos ou ao segmento em que ocorrem

                             ou à interseção, dependendo de suas características;
                           •  acidentes que ocorrem em um segmento homogêneo, fora da área de in-
                             fluência de interseções, são atribuídos a esse segmento.




                       A atribuição de cada acidente a um elemento viário é baseada em informações
                  presentes nos relatórios de acidentes, como tipo de acidente, número de veículos en-
                  volvidos, condições climáticas, condições do pavimento, entre outras. Colisões trasei-
                  ras devido à diferença de velocidade entre as faixas de rolamento e faixas de acelera-

                  ção/desaceleração em acessos, por exemplo, são acidentes relacionados à interseção.
                  Por outro lado, saídas de pista, colisão com objetos fixos ou acidentes decorrentes de
                  mudanças de faixa não são relacionados a interseções, mesmo quando ocorrem em sua

                  área de influência, e, portanto, devem ser atribuídos a segmentos homogêneos.



                  15.2.3 Funções de Desempenho de Segurança (SPFs)



                  No HSM, a previsão inicial do número de acidentes para elementos viários com caracte-
                  rísticas geométricas, físicas e operacionais preestabelecidas, referidas como condições






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                                 GUR
                             DE
                          AL
                     MANU
                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
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