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CAPÍTUL O   1 7   –     Pr O b L em A s   TÍP i C O s   em   r O d O vi A s   d A   m AL h A   P A UL is T A




                       Dada a relevância das tipologias de acidentes indicadas acima, este capítulo apre-
                  senta os fatores de risco geralmente associados à ocorrência desses acidentes. Além
                  disso, os fatores de risco identificados são relacionados a possíveis contramedidas

                  que podem ser adotadas, destacando-se as principais práticas conforme literatura
                  internacional.




                  17.1 Efetividade esperada de contramedidas





                  Os conceitos de contramedida e efetividade esperada foram apresentados em capítulos
                  anteriores deste Manual, em especial no “Capítulo 13 — Seleção de contramedidas”.

                       Para a classificação da efetividade potencial apresentada neste capítulo, utilizou-
                  -se como ponto de partida os agrupamentos empregados pelo Road Safety Toolkit, ela-

                  borado pelo iRAP [1]. Outras referências utilizam limites diferentes para agrupamentos
                  em classes distintas de efetividade potencial, dificultando a adoção de dados quantita-
                  tivos na classificação da efetividade das contramedidas — sintetizadas de diferentes
                  referências. Ao mesmo tempo, vale ressaltar que, conforme já apresentado no “Capí-

                  tulo 13 — Seleção de contramedidas”, as expectativas de resultados de contramedidas
                  atualmente disponíveis na literatura técnica utilizam dados de países desenvolvidos, o
                  que nem sempre é facilmente adaptável para a situação da malha paulista e brasileira.


                       Neste capítulo, as contramedidas indicadas foram classificadas a partir de uma
                  escala qualitativa, que combina diferentes referências bibliográficas e experiências ad-
                  quiridas em trabalhos anteriormente realizados na malha rodoviária do estado de São
                  Paulo. Algumas contramedidas de eficácia reconhecida nas rodovias de São Paulo não
                  contam com referências de efetividade plenamente aderentes à literatura consultada.

                  Nesses casos, a efetividade potencial foi indicada como “sem informações”.

                       Sendo assim, as contramedidas foram agrupadas de acordo com sua expectativa
                  de efetividade, conforme o Quadro 17.1. Esses valores podem ser empregados como
                  referências em projetos até que estudos locais estabeleçam valores mais adequados à

                  realidade brasileira e, em particular, à realidade paulista.







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                                                                          MANU
                                                                               AL
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