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CAPÍTUL O   1 7   –     Pr O b L em A s   TÍP i C O s   em   r O d O vi A s   d A   m AL h A   P A UL is T A




                           •  condições inadequadas de visibilidade entre pedestres e veículos.
                           •  ausência ou insuficiência de iluminação;

                           •  fadiga do condutor e falta de atenção de condutores e pedestres (por em-
                             penho em outras tarefas, como uso do celular);

                           •  comprometimento das capacidades do condutor ou pedestre pelo uso de
                             álcool/drogas/medicação;

                           •  condições inadequadas de manutenção de pneus, luzes e freios do veículo.



                       Entre as contramedidas com maior eficácia para a redução de atropelamentos
                  destaca-se o controle de velocidade, já que atua diretamente sobre fatores de risco

                  importantes para a severidade e mesmo para a ocorrência de acidentes, tais como o
                  diferencial de energia cinética, as condições de visibilidade, a distância de frenagem etc.
                  O Quadro 17.2 apresenta os principais fatores de risco associados à via e relaciona as
                  possíveis contramedidas para reduzir a ocorrência de atropelamentos, além de apre-
                  sentar as efetividades potenciais de cada contramedida na redução de acidentes, de

                  acordo com as referências internacionais consultadas.


                   Quadro 17.2: Principais contramedidas para a redução de atropelamentos de pedestres


                   Fatores        Contramedidas possíveis                                 Efetividade
                   de risco                                                               potencial

                                  Regulamentação de velocidade mais adequada e segura     Alta [2]
                                  para o local.

                                  Implantação de lombadas, deflexões na geometria da via
                                  ou rotatórias, especialmente nas situações de transição de
                   Velocidade     trechos rurais para urbanos ou quando se observa locais de
                   incompatível   cruzamento de usuários vulneráveis. Podem ser utilizadas
                                  também travessias elevadas, que conjugam os benefícios   Alta [2]
                                  de travessias sinalizadas de pedestres e redutores de
                                  velocidade. Ressalta-se que medidas como essas necessitam
                                  de sinalização horizontal e vertical de regulamentação e de
                                  advertência.
                                                                                                    










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                     MANU  AL  DE  SE  GUR ANÇA  VIÁRIA
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          DER  / SP
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