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CAPÍTUL O 1 7 – Pr O b L em A s TÍP i C O s em r O d O vi A s d A m AL h A P A UL is T A
• condições inadequadas de visibilidade entre pedestres e veículos.
• ausência ou insuficiência de iluminação;
• fadiga do condutor e falta de atenção de condutores e pedestres (por em-
penho em outras tarefas, como uso do celular);
• comprometimento das capacidades do condutor ou pedestre pelo uso de
álcool/drogas/medicação;
• condições inadequadas de manutenção de pneus, luzes e freios do veículo.
Entre as contramedidas com maior eficácia para a redução de atropelamentos
destaca-se o controle de velocidade, já que atua diretamente sobre fatores de risco
importantes para a severidade e mesmo para a ocorrência de acidentes, tais como o
diferencial de energia cinética, as condições de visibilidade, a distância de frenagem etc.
O Quadro 17.2 apresenta os principais fatores de risco associados à via e relaciona as
possíveis contramedidas para reduzir a ocorrência de atropelamentos, além de apre-
sentar as efetividades potenciais de cada contramedida na redução de acidentes, de
acordo com as referências internacionais consultadas.
Quadro 17.2: Principais contramedidas para a redução de atropelamentos de pedestres
Fatores Contramedidas possíveis Efetividade
de risco potencial
Regulamentação de velocidade mais adequada e segura Alta [2]
para o local.
Implantação de lombadas, deflexões na geometria da via
ou rotatórias, especialmente nas situações de transição de
Velocidade trechos rurais para urbanos ou quando se observa locais de
incompatível cruzamento de usuários vulneráveis. Podem ser utilizadas
também travessias elevadas, que conjugam os benefícios Alta [2]
de travessias sinalizadas de pedestres e redutores de
velocidade. Ressalta-se que medidas como essas necessitam
de sinalização horizontal e vertical de regulamentação e de
advertência.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP
DER / SP