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CAPÍTUL O 1 7 – Pr O b L em A s TÍP i C O s em r O d O vi A s d A m AL h A P A UL is T A
Quadro 17.1: Expectativa de efetividade de contramedidas implantadas
Efetividade potencial Referencial de redução de acidentes totais
Moderada Inferior a 25/30%
Alta Entre 25/30% e 40%
Muito Alta Acima de 40%
Sem Informações Sem referências na literatura consultada
Fonte: elaborado pelo autor com base em [1], [2], [3]
17.2 Acidentes recorrentes e contramedidas
recomendadas
Na sequência, são apresentadas as contramedidas recomendadas com maior frequên-
cia para reduzir e/ou eliminar os fatores de risco identificados, agrupados conforme os
tipos de acidentes mais recorrentes na malha viária paulista . Para mais detalhes sobre
2
as tipologias apresentadas, recomenda-se consultar o “Capítulo 3 — Acidentalidade”
deste Manual.
17.2.1 Atropelamento de pedestres
Embora geralmente sejam responsáveis por uma pequena parcela do total de aciden-
tes em rodovias — 2% em média, entre 2017 e 2021 na malha paulista —, os atropela-
mentos de pedestres têm potencial significativo para severidade, representando mais
de 20% dos acidentes envolvendo vítimas fatais.
2 Vale ressaltar que as efetividades potenciais se referem à redução esperada na ocorrência de
acidentes de todos os tipos, e não exclusivamente na redução do tipo de acidente destacado.
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