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CAPÍTUL O   1 7   –     Pr O b L em A s   TÍP i C O s   em   r O d O vi A s   d A   m AL h A   P A UL is T A




                   Fatores        Contramedidas possíveis                                 Efetividade
                   de risco                                                               potencial

                   Presença       Implantação de refúgios centrais para permitir a travessia   Moderada a
                   de usuários    em duas etapas. Associar essa contramedida a dispositivos   Alta [1], [3]
                   vulneráveis    de controle de velocidade pode aumentar a sua efetividade.
                   expostos ao
                   tráfego        Pavimentação de acostamentos para uso compartilhado     Moderada a
                                  em situações de baixa demanda de pedestres e restrição de   Alta [1], [3]
                                  espaço.

                                  Implantação de refúgios centrais para permitir a travessia
                   Ausência de    em duas etapas. Associar essa contramedida a dispositivos   Moderada [1]
                   intervalos     de controle de velocidade pode aumentar a sua efetividade.
                   seguros para   Implantação de medidas de gerenciamento da velocidade,
                   travessia,     como as apresentadas no grupo “fator de risco: velocidade   Alta [2]
                   em especial,   incompatível” deste Quadro.
                   em vias com
                   várias faixas   Implantação de passarelas ou passagens inferiores. Devem
                   de tráfego     ser sinalizadas, iluminadas e implantadas em locais que   Alta [2]
                                  garantam a segurança pública dos usuários.

                                  Remodelar a interseção, melhorando a condição geométrica.  Alta [2]

                                  Implantação de rotatórias em rodovias de pista simples, em
                                  locais adequados em relação aos alinhamentos horizontal e   Alta [2], [3]
                                  vertical.

                                  Implantação de solução de interseção em desnível.
                                  Observar que dispositivos em desnível podem adicionar   Alta [2]
                                  complexidade para a circulação de pedestres.
                   Complexidade
                   ou falta de    Remoção de elementos físicos que comprometem a
                   legibilidade   visibilidade do motorista e/ou a intervisibilidade entre   Moderada [1]
                   dos            condutor e pedestres, particularmente crianças.
                   movimentos
                   do tráfego em   Implantação de iluminação nas aproximações e na
                   interseções    interseção.                                             Moderada [1]

                                  Gestão de acessos nas proximidades de interseções.      Alta [3]

                                  Implantação de faixas de conversão, sinalização horizontal   Moderada [2],
                                  mais ostensiva, reforço no delineamento das aproximações e   [3]
                                  ilhas da interseção.

                                  Melhoria da sinalização horizontal e vertical, especialmente   Moderada [2]
                                  da sinalização indicativa.

                                                                                                    





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          DER  / SP
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