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CAPÍTUL O 1 7 – Pr O b L em A s TÍP i C O s em r O d O vi A s d A m AL h A P A UL is T A
Fatores Contramedidas possíveis Efetividade
de risco potencial
Presença Implantação de refúgios centrais para permitir a travessia Moderada a
de usuários em duas etapas. Associar essa contramedida a dispositivos Alta [1], [3]
vulneráveis de controle de velocidade pode aumentar a sua efetividade.
expostos ao
tráfego Pavimentação de acostamentos para uso compartilhado Moderada a
em situações de baixa demanda de pedestres e restrição de Alta [1], [3]
espaço.
Implantação de refúgios centrais para permitir a travessia
Ausência de em duas etapas. Associar essa contramedida a dispositivos Moderada [1]
intervalos de controle de velocidade pode aumentar a sua efetividade.
seguros para Implantação de medidas de gerenciamento da velocidade,
travessia, como as apresentadas no grupo “fator de risco: velocidade Alta [2]
em especial, incompatível” deste Quadro.
em vias com
várias faixas Implantação de passarelas ou passagens inferiores. Devem
de tráfego ser sinalizadas, iluminadas e implantadas em locais que Alta [2]
garantam a segurança pública dos usuários.
Remodelar a interseção, melhorando a condição geométrica. Alta [2]
Implantação de rotatórias em rodovias de pista simples, em
locais adequados em relação aos alinhamentos horizontal e Alta [2], [3]
vertical.
Implantação de solução de interseção em desnível.
Observar que dispositivos em desnível podem adicionar Alta [2]
complexidade para a circulação de pedestres.
Complexidade
ou falta de Remoção de elementos físicos que comprometem a
legibilidade visibilidade do motorista e/ou a intervisibilidade entre Moderada [1]
dos condutor e pedestres, particularmente crianças.
movimentos
do tráfego em Implantação de iluminação nas aproximações e na
interseções interseção. Moderada [1]
Gestão de acessos nas proximidades de interseções. Alta [3]
Implantação de faixas de conversão, sinalização horizontal Moderada [2],
mais ostensiva, reforço no delineamento das aproximações e [3]
ilhas da interseção.
Melhoria da sinalização horizontal e vertical, especialmente Moderada [2]
da sinalização indicativa.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP
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