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CAPÍTUL O 1 7 – Pr O b L em A s TÍP i C O s em r O d O vi A s d A m AL h A P A UL is T A
Fatores Contramedidas possíveis Efetividade
de risco potencial
Instalação de controles eletrônicos de velocidade ou
lombadas eletrônicas, que podem ser associados a Alta [2]
estreitamentos de pista e/ou implantação de refúgios
centrais.
Implantação de tratamentos de entrada, estreitamentos
Velocidade de faixas de tráfego, canteiros/refúgios centrais ou outras
incompatível medidas moderadoras de tráfego (traffic calming) que Alta [2]
4
demarquem a transição do ambiente de alta para baixa
velocidade.
Implantação de linhas de estímulo à redução de velocidade
na transição do trecho rural para urbano ou nas proximidades Sem
informações
de pontos de travessia de pedestres.
Implantação de calçadas ou ciclovias seguramente
afastadas do fluxo de tráfego. As calçadas/ciclovias devem Alta a
ser implantadas o mais afastadas possível das faixas de Muito Alta [1],
tráfego. Atentar-se para o dimensionamento adequado [2], [3]
quanto à largura e à ausência de obstáculos que obstruam ou
reduzam a largura útil das calçadas.
Implantação de calçadas ou ciclovias segregadas da faixa
de tráfego por dispositivos de contenção viária. Nesse Alta a Muito
Presença caso, as calçadas/ciclovias são implantadas próximas à via, Alta [1], [2],
de usuários pois a proteção dos usuários vulneráveis é garantida pelos [3]
vulneráveis dispositivos de contenção.
expostos ao
tráfego Implantação de calçadas ou ciclovias acompanhada por
medidas moderadoras de tráfego. Nesse caso, as calçadas/ Alta a Muito
ciclovias podem ser implantadas próximas à via, sem Alta [1], [2],
proteção, pois as medidas moderadoras devem impor a [3]
redução da velocidade de tráfego, propiciando a segurança
dos pedestres e ciclistas.
Implantação de canalizadores dos fluxos de pedestres Moderada a
para direcionamento da travessia para locais mais seguros e Alta [1]
sinalizados.
4 Medidas moderadoras de tráfego (em inglês, traffic calming) são abordadas com detalhes no
“Capítulo 10 — Travessias urbanas”.
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