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CAPÍTUL O   1 7   –     Pr O b L em A s   TÍP i C O s   em   r O d O vi A s   d A   m AL h A   P A UL is T A




                   Fatores        Contramedidas possíveis                                 Efetividade
                   de risco                                                               potencial

                                  Instalação de controles eletrônicos de velocidade ou
                                  lombadas eletrônicas, que podem ser associados a        Alta [2]
                                  estreitamentos de pista e/ou implantação de refúgios
                                  centrais.

                                  Implantação de tratamentos de entrada, estreitamentos
                   Velocidade     de faixas de tráfego, canteiros/refúgios centrais ou outras
                   incompatível   medidas moderadoras de tráfego (traffic calming)  que   Alta [2]
                                                                              4
                                  demarquem a transição do ambiente de alta para baixa
                                  velocidade.

                                  Implantação de linhas de estímulo à redução de velocidade
                                  na transição do trecho rural para urbano ou nas proximidades   Sem
                                                                                          informações
                                  de pontos de travessia de pedestres.
                                  Implantação de calçadas ou ciclovias seguramente
                                  afastadas do fluxo de tráfego. As calçadas/ciclovias devem   Alta a
                                  ser implantadas o mais afastadas possível das faixas de   Muito Alta [1],
                                  tráfego. Atentar-se para o dimensionamento adequado     [2], [3]
                                  quanto à largura e à ausência de obstáculos que obstruam ou
                                  reduzam a largura útil das calçadas.

                                  Implantação de calçadas ou ciclovias segregadas da faixa
                                  de tráfego por dispositivos de contenção viária. Nesse   Alta a Muito
                   Presença       caso, as calçadas/ciclovias são implantadas próximas à via,   Alta [1], [2],
                   de usuários    pois a proteção dos usuários vulneráveis é garantida pelos   [3]
                   vulneráveis    dispositivos de contenção.
                   expostos ao
                   tráfego        Implantação de calçadas ou ciclovias acompanhada por
                                  medidas moderadoras de tráfego. Nesse caso, as calçadas/  Alta a Muito
                                  ciclovias podem ser implantadas próximas à via, sem     Alta [1], [2],
                                  proteção, pois as medidas moderadoras devem impor a     [3]
                                  redução da velocidade de tráfego, propiciando a segurança
                                  dos pedestres e ciclistas.

                                  Implantação de canalizadores dos fluxos de pedestres    Moderada a
                                  para direcionamento da travessia para locais mais seguros e   Alta [1]
                                  sinalizados.

                                                                                                    









                  4   Medidas moderadoras de tráfego (em inglês, traffic calming) são abordadas com detalhes no
                     “Capítulo 10 — Travessias urbanas”.


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                                                                                               VIÁRIA
                                                                               AL
                                                                          MANU
                                                                          MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                                                                                    SE
                                                                                      GUR
                                                                                  DE
                                                                                                         DER  / SP
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