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CAPÍTUL O 0 1 – P ANOR AMA D A SE GUR ANÇA VIÁRIA
Os índices de óbitos por 10 mil veículos são afetados significativamente pela atua-
lização da frota circulante. A frota circulante do Sindipeças é calculada por meio da
aplicação de uma curva de sucateamento . Essa curva foi reajustada no ano de 2018, a
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partir de um estudo extraordinário realizado em 2017, quando observou-se que a idade
média da frota circulante estava muito alta. Assim, entre os anos de 2017 e 2018, a fro-
ta circulante calculada pelo Sindipeças no estado de São Paulo apresentou uma queda
de aproximadamente 15%, resultando em um aumento no índice de óbitos por 10 mil
veículos nesse período.
O Gráfico 1.18 apresenta a evolução dos Índice de Feridos, Índice de Acidentes e
Índice de Mortos nas rodovias administradas pelo DER/SP, que consideram a exposição
ao risco por segmento homogêneo.
Gráfico 1.18: Índice de Feridos (IF), Índice de Acidentes (IA) e Índice de
Mortos (IM) nas rodovias estaduais de São Paulo, entre 2000 e 2020 10
Fonte: elaborado pelo autor
9 É possível utilizar outras fontes de dados para o cálculo do índice de óbitos por 10 mil veículos,
como a frota do DENATRAN. Essa frota é calculada a partir de veículos emplacados, e não con-
sidera o sucateamento de veículos. Dessa forma, os índices de óbitos por 10 mil veículos podem
apresentar valores muito abaixo do real.
10 A ARTESP utiliza a mesma metodologia para calcular esses índices para rodovias concessio-
nadas, porém os resultados podem apresentar diferenças, uma vez que as bases de dados são
diferentes. 53
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP