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CAPÍTUL O   0 1   –   P ANOR AMA   D A SE GUR ANÇA   VIÁRIA




                       Os índices de óbitos por 10 mil veículos são afetados significativamente pela atua-
                  lização da frota circulante. A frota circulante do Sindipeças é calculada por meio da
                  aplicação de uma curva de sucateamento . Essa curva foi reajustada no ano de 2018, a
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                  partir de um estudo extraordinário realizado em 2017, quando observou-se que a idade
                  média da frota circulante estava muito alta. Assim, entre os anos de 2017 e 2018, a fro-
                  ta circulante calculada pelo Sindipeças no estado de São Paulo apresentou uma queda
                  de aproximadamente 15%, resultando em um aumento no índice de óbitos por 10 mil
                  veículos nesse período.


                       O Gráfico 1.18 apresenta a evolução dos Índice de Feridos, Índice de Acidentes e
                  Índice de Mortos nas rodovias administradas pelo DER/SP, que consideram a exposição
                  ao risco por segmento homogêneo.



                            Gráfico 1.18: Índice de Feridos (IF), Índice de Acidentes (IA) e Índice de
                           Mortos (IM) nas rodovias estaduais de São Paulo, entre 2000 e 2020 10


































                                                 Fonte: elaborado pelo autor



                  9   É possível utilizar outras fontes de dados para o cálculo do índice de óbitos por 10 mil veículos,
                     como a frota do DENATRAN. Essa frota é calculada a partir de veículos emplacados, e não con-
                     sidera o sucateamento de veículos. Dessa forma, os índices de óbitos por 10 mil veículos podem
                     apresentar valores muito abaixo do real.
                  10   A ARTESP utiliza a mesma metodologia para calcular esses índices para rodovias concessio-
                     nadas, porém os resultados podem apresentar diferenças, uma vez que as bases de dados são
                     diferentes.                                                                             53

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