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CAPÍTUL O   0 1   –   P ANOR AMA   D A SE GUR ANÇA   VIÁRIA




                       A exposição ao risco por segmento homogêneo corresponde ao produto entre o
                  Volume Diário Médio (VDM), a extensão do segmento e o período analisado. As meto-
                  dologias de cálculo são apresentadas no “Capítulo 3 — Acidentalidade”.

                       Tendo em vista os custos econômicos e sociais dos acidentes de trânsito, diver-

                  sas ações e projetos foram desenvolvidos com o objetivo de melhorar a Segurança
                  Viária em São Paulo. O Governo do Estado de São Paulo, buscando auxiliar a elabora-
                  ção de políticas públicas relacionadas à segurança no trânsito, criou o INFOSIGA SP,

                  uma extensa base de dados georreferenciados, apresentados no Infomapa SP . Essa
                                                                                                11
                  ferramenta disponibiliza uma base de dados de informações relacionadas a acidentes
                  de trânsito, provenientes de diferentes fontes, como Polícia Rodoviária Federal (PRF),
                  Polícia Civil e Polícia Militar Rodoviária (PMRv). As informações disponibilizadas são
                  atualizadas mensalmente e permitem traçar um diagnóstico mais preciso dos aciden-

                  tes de trânsito ocorridos no estado de São Paulo, auxiliando na elaboração de políticas
                  públicas mais eficazes no fortalecimento da Segurança Viária. O INFOSIGA SP integra
                  o Programa Respeito à Vida, criado e gerido pelo Governo do Estado de São Paulo, e

                  mobiliza a sociedade civil por meio de parcerias com empresas e associações do setor
                  privado, além de entidades do terceiro setor [19].




                  1.4 A abordagem da Segurança Viária





                  As iniciativas para promover e monitorar a Segurança Viária surgiram nos países de-
                  senvolvidos entre os anos 1950 e 1960. Entre 1950 e 2010, observou-se um compor-
                  tamento padrão nesses países: aumento do número de acidentes até o final da década
                  de 1960, iniciando-se, então, um declínio, conforme apresentado no Gráfico 1.19. Isso

                  significa que, a partir das ações desenvolvidas em prol da Segurança Viária, houve um
                  decréscimo no número de acidentes.

                       Observa-se que nas últimas décadas houve uma redução considerável no número

                  de mortes no trânsito em países com alto índice de motorização, como EUA, Japão,
                  Austrália, Nova Zelândia e países europeus. O progresso na Segurança Viária é atribuí-
                  do à implementação de contramedidas, sejam elas relacionadas à infraestrutura, aos




                  11   Disponível em: http://painelderesultados.infosiga.sp.gov.br/mapa/
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