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CAPÍTUL O 0 1 – P ANOR AMA D A SE GUR ANÇA VIÁRIA
A exposição ao risco por segmento homogêneo corresponde ao produto entre o
Volume Diário Médio (VDM), a extensão do segmento e o período analisado. As meto-
dologias de cálculo são apresentadas no “Capítulo 3 — Acidentalidade”.
Tendo em vista os custos econômicos e sociais dos acidentes de trânsito, diver-
sas ações e projetos foram desenvolvidos com o objetivo de melhorar a Segurança
Viária em São Paulo. O Governo do Estado de São Paulo, buscando auxiliar a elabora-
ção de políticas públicas relacionadas à segurança no trânsito, criou o INFOSIGA SP,
uma extensa base de dados georreferenciados, apresentados no Infomapa SP . Essa
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ferramenta disponibiliza uma base de dados de informações relacionadas a acidentes
de trânsito, provenientes de diferentes fontes, como Polícia Rodoviária Federal (PRF),
Polícia Civil e Polícia Militar Rodoviária (PMRv). As informações disponibilizadas são
atualizadas mensalmente e permitem traçar um diagnóstico mais preciso dos aciden-
tes de trânsito ocorridos no estado de São Paulo, auxiliando na elaboração de políticas
públicas mais eficazes no fortalecimento da Segurança Viária. O INFOSIGA SP integra
o Programa Respeito à Vida, criado e gerido pelo Governo do Estado de São Paulo, e
mobiliza a sociedade civil por meio de parcerias com empresas e associações do setor
privado, além de entidades do terceiro setor [19].
1.4 A abordagem da Segurança Viária
As iniciativas para promover e monitorar a Segurança Viária surgiram nos países de-
senvolvidos entre os anos 1950 e 1960. Entre 1950 e 2010, observou-se um compor-
tamento padrão nesses países: aumento do número de acidentes até o final da década
de 1960, iniciando-se, então, um declínio, conforme apresentado no Gráfico 1.19. Isso
significa que, a partir das ações desenvolvidas em prol da Segurança Viária, houve um
decréscimo no número de acidentes.
Observa-se que nas últimas décadas houve uma redução considerável no número
de mortes no trânsito em países com alto índice de motorização, como EUA, Japão,
Austrália, Nova Zelândia e países europeus. O progresso na Segurança Viária é atribuí-
do à implementação de contramedidas, sejam elas relacionadas à infraestrutura, aos
11 Disponível em: http://painelderesultados.infosiga.sp.gov.br/mapa/
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