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CAPÍTUL O 0 1 – P ANOR AMA D A SE GUR ANÇA VIÁRIA
Figura 1.2: Fases da abordagem da Segurança Viária
• ênfase nas intervenções voltadas aos motoristas;
FASE 1 • políticas de Segurança Viária com foco no usuário;
(anos 50 e 60) • usuários das vias considerados como as principais causas de
acidente;
• gestão da Segurança Viária dispersa, não coordenada e com recur-
sos insuficientes.
• ênfase nas intervenções no âmbito do sistema;
FASE 2 • foco na proteção durante o impacto, tanto na via quanto nos veícu-
(anos 70 e 80) los, e também na prestação de socorro após o acidente;
• responsabilidade pela gestão da Segurança Viária ainda não atri-
buída às instituições competentes.
• ênfase nas intervenções no âmbito do sistema, com a definição de
objetivos e de metas claras a serem alcançadas;
FASE 3
(anos 80 e 90) • identificação de papéis de liderança, com a definição de processos e
de mecanismos de financiamento e alocação de recursos voltados
à Segurança Viária.
• ênfase nas intervenções no âmbito do sistema, com os objetivos de
FASE 4 eliminar mortes e lesões graves a longo prazo e de tornar o sistema
(a partir dos viário instrinsicamente seguro;
anos 90) • cultura de culpabilização da vítima foi substituída pela responsabi-
lização dos operadores e das autoridades relacionadas ao sistema
de trânsito.
Fonte: elaborado pelo autor com base em [21]
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DER / SP