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CAPÍTUL O   0 1   –   P ANOR AMA   D A SE GUR ANÇA   VIÁRIA




                                    Figura 1.2: Fases da abordagem da Segurança Viária





                                        •  ênfase nas intervenções voltadas aos motoristas;
                         FASE 1         •  políticas de Segurança Viária com foco no usuário;
                      (anos 50 e 60)    •  usuários das vias considerados como as principais causas de
                                          acidente;
                                        •  gestão da Segurança Viária dispersa, não coordenada e com recur-
                                          sos insuficientes.







                                        •  ênfase nas intervenções no âmbito do sistema;

                         FASE 2         •  foco na proteção durante o impacto, tanto na via quanto nos veícu-
                      (anos 70 e 80)      los, e também na prestação de socorro após o acidente;
                                        •  responsabilidade pela gestão da Segurança Viária ainda não atri-
                                          buída às instituições competentes.








                                        •  ênfase nas intervenções no âmbito do sistema, com a definição de
                                          objetivos e de metas claras a serem alcançadas;
                         FASE 3
                      (anos 80 e 90)    •  identificação de papéis de liderança, com a definição de processos e
                                          de mecanismos de financiamento e alocação de recursos voltados
                                          à Segurança Viária.








                                        •  ênfase nas intervenções no âmbito do sistema, com os objetivos de
                         FASE 4           eliminar mortes e lesões graves a longo prazo e de tornar o sistema
                       (a partir dos      viário instrinsicamente seguro;
                        anos 90)        •  cultura de culpabilização da vítima foi substituída pela responsabi-
                                          lização dos operadores e das autoridades relacionadas ao sistema
                                          de trânsito.

                                         Fonte: elaborado pelo autor com base em [21]





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