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CAPÍTUL O   0 1   –   P ANOR AMA   D A SE GUR ANÇA   VIÁRIA




                       Devido ao aumento contínuo de fatalidades e feridos no sistema viário, onde a
                  mortalidade é consideravelmente mais alta do que em outros tipos de sistema de
                  transporte, a Assembleia Geral das Nações Unidas determinou o período entre 2011

                  e 2020 como a Década de Ação para a Segurança no Trânsito. Seu objetivo era atingir
                  uma redução mundial de, pelo menos, 50% das mortes em acidentes de trânsito pro-
                  jetadas para 2020, mediante a formulação de atividades na esfera nacional, regional e
                  mundial [23].


                       Introduzir uma década para ação tinha como objetivo encorajar compromissos po-
                  líticos e estimular alocação de recursos para melhorar a Segurança Viária [24]. Além
                  disso, a Assembleia Geral atribuiu à OMS a responsabilidade pelo estabelecimento do
                  plano de ação para a Década. Esse plano deveria servir como um documento para guiar
                  e embasar a implementação dos seus objetivos [23].


                       Em seu Plano Global para a Década, a OMS determinou que os princípios orienta-
                  dores fossem aqueles da abordagem do Sistema Seguro, definindo que as ações para
                  a Década deveriam ser realizadas em nível local, nacional, regional e mundial, estando

                  o foco primeiramente em ações nos níveis local e nacional [24]. Dentro das disposições
                  legais de cada governo local e nacional, os países foram encorajados a implementar
                  atividades a partir de cinco pilares:

                           •  gestão da Segurança no Trânsito;

                           •  vias mais seguras e mobilidade;

                           •  veículos mais seguros;
                           •  usuários mais seguros;

                           •  resposta pós-acidente (atendimento às vítimas).



                       Alinhado com a Década de Ação para a Segurança no Trânsito, o Governo do Esta-
                  do de São Paulo criou o Programa Respeito à Vida, para promover ações com o objetivo

                  de reduzir os acidentes de trânsito. Além disso, houve uma redução de 42% no Índice
                  de Acidentes, 41% no Índice de Feridos e 50% no Índice de Mortos entre 2000 e 2020,
                  segundo dados do Programa de Redução de Acidentes, com diretrizes e metas estabe-

                  lecidas pela ARTESP [25].






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