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CAPÍTUL O   0 2   –   CAR Á TER   MULTIDISCIPLINAR   D A   SE GUR ANÇA   VIÁRIA




                                 Figura 2.1: Etapas do Gerenciamento da Segurança Viária







































                                                   Fonte: traduzido de [8]



                       A primeira etapa do processo de Gerenciamento da Segurança Viária é a identifica-

                  ção de locais com potencial de melhoria de segurança, que podem ser objeto de contra-
                  medidas e intervenções. De forma geral, os acidentes não são distribuídos igualmente
                  ao longo da rede viária. Ao contrário, são eventos aleatórios e podem se concentrar em
                  determinadas seções ou trechos da rede. A concentração de acidentes caracteriza os

                  chamados “pontos críticos”, em que a probabilidade de ocorrer um acidente é alta ou,
                  ainda, a probabilidade de um acidente ter consequências graves é alta [9].

                       Para a identificação de locais com potencial de melhoria de segurança, frequente-
                  mente utiliza-se dados históricos de acidentes. Esses dados são geralmente coletados

                  por autoridades oficiais, como as forças policiais (PRF, PMRv e Polícia Civil), o Instituto
                  Médico Legal (IML), hospitais, seguradoras, entre outros. A coleta e análise de dados é
                  abordada com mais detalhes no “Capítulo 5 — Uso e tratamento de dados de acidentes”.





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