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CAPÍTUL O 0 2 – CAR Á TER MULTIDISCIPLINAR D A SE GUR ANÇA VIÁRIA
Figura 2.1: Etapas do Gerenciamento da Segurança Viária
Fonte: traduzido de [8]
A primeira etapa do processo de Gerenciamento da Segurança Viária é a identifica-
ção de locais com potencial de melhoria de segurança, que podem ser objeto de contra-
medidas e intervenções. De forma geral, os acidentes não são distribuídos igualmente
ao longo da rede viária. Ao contrário, são eventos aleatórios e podem se concentrar em
determinadas seções ou trechos da rede. A concentração de acidentes caracteriza os
chamados “pontos críticos”, em que a probabilidade de ocorrer um acidente é alta ou,
ainda, a probabilidade de um acidente ter consequências graves é alta [9].
Para a identificação de locais com potencial de melhoria de segurança, frequente-
mente utiliza-se dados históricos de acidentes. Esses dados são geralmente coletados
por autoridades oficiais, como as forças policiais (PRF, PMRv e Polícia Civil), o Instituto
Médico Legal (IML), hospitais, seguradoras, entre outros. A coleta e análise de dados é
abordada com mais detalhes no “Capítulo 5 — Uso e tratamento de dados de acidentes”.
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DER / SP