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V OL UME   1   –   PRO JET O




                  e classificação do tráfego, qualidade e vida útil do pavimento, porte e classificação da
                  rodovia e geometria, custo e programas previstos de manutenção, entre outros.

                       A sinalização horizontal deve ser sempre demarcada com material retrorrefletivo,
                  para proporcionar boa visibilidade diurna e noturna, de acordo com as especificações

                  de materiais, serviços e determinações de aplicação do DER/SP e, na sua inexistência,
                  por normas da ABNT.

                       Todo material de sinalização horizontal aplicado deve apresentar perfeita aderên-

                  cia ao pavimento ou à sinalização anterior, possuindo as características físicas e dura-
                  bilidade estipuladas pelo DER/SP.




                  B.1.6 Manutenção


                  Toda marcação deve ser mantida permanentemente em condições satisfatórias. A fre-
                  quência da repintura depende do tipo de superfície, composição do material, condições
                  atmosféricas, volume e classificação do tráfego e pelas características geométricas

                  da rodovia.

                       A necessidade de repintura é determinada pelo nível de desgaste da marcação, que
                  se reflete nas condições de visibilidade diurna e noturna, através de valores mínimos de

                  luminância e retrorrefletividade estabelecidos pelo DER/SP.

                       Ao se executar a repintura, deve-se cuidar para que haja superposição da sinali-
                  zação nova à antiga. Se a superposição não for possível, a sinalização antiga deve ser
                  inteiramente removida.


                       Deve-se cuidar para que haja compatibilidade entre os materiais, de modo a ga-
                  rantir perfeita aderência.

                       Toda pintura deve ser executada com pista seca, limpa e livre de sujeiras, como
                  óleo, graxa ou qualquer resíduo que possam comprometer a aderência do material de

                  demarcação com  o pavimento.

                       Toda nova pintura a ser implantada deve ser precedida de pré-marcação, conforme
                  estabelecido em projeto, de modo a minimizar erros de locação.






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                     MANU AL  DE  SINALIZA ÇÃ O  RODO VIÁRIA
          DER / SP
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