Page 202 - Manual_de_Sinalizacao-Vol1_DIGITAL_FINAL
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V OL UME   1   –   PRO JET O




                                                       Quadro B-2


                                                                         Largura da linha
                                Classe da rodovia        VDM
                                                                              l (m)
                                       IB               > 1400                0,15
                                       II          1400 > VDM > 700           0,15

                                     III e IV            <700                 0,10


                       A cadência da linha simples seccionada é de 1:3, podendo ser alterada para 1:2 em

                  situações especiais, adotando-se as dimensões apresentadas no Quadro B-3, confor-
                  me a velocidade regulamentada.

                       As situações especiais que podem requerer a  mudança para cadência de 1:2 são

                  segmentos homogêneos com grande incidência de fatores ambientais ou topográfi-
                  cos adversos, como nevoeiro, chuvas intensas, fortes declives, trechos sinuosos com
                  curvas acentuadas e demais locais onde estudos de engenharia indiquem sua necessi-
                  dade, bem como em autoestradas, de modo a aumentar a visualização da marca viária

                  mantendo o segmento pintado adotado para a rodovia.


                                                       Quadro B-3



                     Velocidade            Situação Normal                    Situação Especial
                   Regulamentada    Segmento    Intervalo            Segmento     Intervalo
                       (km/h)          (s)         (i)    Cadência       (s)         (i)      Cadência

                                       (m)        (m)        (s:i)       (m)         (m)        (s:i)
                       V < 60           2          6         1:3         2            4         1:2

                     60 ≤ V < 80        3          9         1:3         3            6         1:2
                       V ≥ 80           4          12        1:3         4            8         1:2



                       Deve-se implantar também, complementarmente, dispositivos auxiliares, como as
                  tachas refletivas.











                                                                                                            201

                                                                    MANU AL  DE  SINALIZA ÇÃ O  RODO VIÁRIA
                                                                                                         DER / SP
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