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CAPÍTUL O 0 4 – F A T O re s D e r I s C O e F A T O re s C O n T r I b UI n T e s P A r A O s A CID en T e s
O estudo dos fatores contribuintes é fundamental para a compreensão das situa-
ções anômalas em que ocorrem os acidentes [2]. No entanto, é importante interpretar
o conjunto de fatores de risco e de fatores contribuintes e suas relações, pois as inte-
rações dos elementos pessoa–via–veículo–meio ambiente atuam como um sistema
complexo e inter-relacionado. Pode-se reduzir a frequência e a severidade dos aciden-
tes considerando os fatores de risco e fatores contribuintes e em que momento do
acidente atuam: antes do acidente são fatores de risco, durante ou depois são fatores
contribuintes. Alguns dos fatores de risco e fatores contribuintes que mais influenciam
na ocorrência e/ou na severidade dos acidentes são [3]:
• velocidade;
• exposição ao tráfego;
• comportamento e condição física das pessoas;
• condições da via e do ambiente ao redor;
• projeto e manutenção da via e veículos, incluindo novas tecnologias;
• provisão de tratamento médico e reabilitação pós-acidente.
A velocidade, por ser um fator bastante relevante tanto para a ocorrência quanto
para severidade dos acidentes, é abordada em seção específica deste capítulo (item
“4.1.1 — Velocidade”). A exposição ao tráfego é outro fator de risco bastante relevante.
Quanto maior a exposição, maior o risco, dessa forma, aqueles que se locomovem mais
estão mais suscetíveis a se envolverem em acidentes. A exposição é a quantidade de
movimento de um indivíduo ou veículo ou grupo de indivíduos ou de veículos expos-
tos ao tráfego, medida pelo deslocamento de uma população ou frota por unidade de
tempo. Assim, exposição expressa a distância percorrida, em quilômetros, por todos os
usuários ou veículos da via, ou ainda a média desses indivíduos ou veículos. É possível
calcular a exposição por modo de transporte ou pelo conjunto de modos de transporte.
Um aspecto relevante ao avaliar a exposição é o modo de transporte e a composi-
ção do tráfego, uma vez que o diferencial de energia cinética entre veículos e pedestres
é muito significativo, assim como entre veículos leves, veículos pesados, motocicletas
e ciclistas. Os usuários que correm mais riscos são os motociclistas, seguidos por ci-
clistas, pedestres, ocupantes de automóveis e, por último, ocupantes de ônibus e de
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP