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CAPÍTUL O   0 4   –   F A T O re s   D e   r I s C O   e   F A T O re s   C O n T r I b UI n T e s   P A r A   O s   A CID en T e s




                       O estudo dos fatores contribuintes é fundamental para a compreensão das situa-
                  ções anômalas em que ocorrem os acidentes [2]. No entanto, é importante interpretar
                  o conjunto de fatores de risco e de fatores contribuintes e suas relações, pois as inte-

                  rações dos elementos pessoa–via–veículo–meio ambiente atuam como um sistema
                  complexo e inter-relacionado. Pode-se reduzir a frequência e a severidade dos aciden-
                  tes considerando os fatores de risco e fatores contribuintes e em que momento do
                  acidente atuam: antes do acidente são fatores de risco, durante ou depois são fatores
                  contribuintes. Alguns dos fatores de risco e fatores contribuintes que mais influenciam

                  na ocorrência e/ou na severidade dos acidentes são [3]:

                           •  velocidade;

                           •  exposição ao tráfego;
                           •  comportamento e condição física das pessoas;

                           •  condições da via e do ambiente ao redor;
                           •  projeto e manutenção da via e veículos, incluindo novas tecnologias;

                           •  provisão de tratamento médico e reabilitação pós-acidente.



                       A velocidade, por ser um fator bastante relevante tanto para a ocorrência quanto

                  para severidade dos acidentes, é abordada em seção específica deste capítulo (item
                  “4.1.1 — Velocidade”). A exposição ao tráfego é outro fator de risco bastante relevante.
                  Quanto maior a exposição, maior o risco, dessa forma, aqueles que se locomovem mais

                  estão mais suscetíveis a se envolverem em acidentes. A exposição é a quantidade de
                  movimento de um indivíduo ou veículo ou grupo de indivíduos ou de veículos expos-
                  tos ao tráfego, medida pelo deslocamento de uma população ou frota por unidade de
                  tempo. Assim, exposição expressa a distância percorrida, em quilômetros, por todos os
                  usuários ou veículos da via, ou ainda a média desses indivíduos ou veículos. É possível

                  calcular a exposição por modo de transporte ou pelo conjunto de modos de transporte.

                       Um aspecto relevante ao avaliar a exposição é o modo de transporte e a composi-
                  ção do tráfego, uma vez que o diferencial de energia cinética entre veículos e pedestres
                  é muito significativo, assim como entre veículos leves, veículos pesados, motocicletas

                  e ciclistas. Os usuários que correm mais riscos são os motociclistas, seguidos por ci-
                  clistas, pedestres, ocupantes de automóveis e, por último, ocupantes de ônibus e de





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                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
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