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CAPÍTUL O 0 4 – F A T O re s D e r I s C O e F A T O re s C O n T r I b UI n T e s P A r A O s A CID en T e s
Dessa forma, velocidades de tráfego excessivas, acima do limite regulamentado, po-
dem ser um importante fator de risco para a ocorrência de acidentes com vítimas e, princi-
palmente, vítimas fatais. Para cada 1 km/h adicional de velocidade, a incidência de aciden-
tes pode crescer entre 2% e 7%, dependendo do tipo de via e da velocidade de tráfego [11].
O Gráfico 4.3 ilustra a relação entre a velocidade e o risco de morte para diferentes tipos
de acidentes.
Gráfico 4.3: Relação da velocidade de impacto com
o risco de morte de tipos de acidentes distintos
Fonte: traduzido de [12]
A redução da velocidade pode promover uma redução no número de acidentes e
de mortes no trânsito. Estudos recentes sugerem que os efeitos esperados no núme-
ro de acidentes resultantes de uma redução na velocidade não dependem apenas da
variação da velocidade, mas também da velocidade inicial [13]. Ou seja, a redução es-
perada na ocorrência de acidentes para uma mudança de velocidade de 100 km/h para
90 km/h deve ser maior que a redução esperada no número de acidentes para uma
mudança de 30 km/h para 20 km/h, mesmo que a variação relativa da velocidade seja
a mesma nos dois casos.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP