Page 112 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 112

CAPÍTUL O   0 4   –   F A T O re s   D e   r I s C O   e   F A T O re s   C O n T r I b UI n T e s   P A r A   O s   A CID en T e s




                       Dessa forma, velocidades de tráfego excessivas, acima do limite regulamentado, po-
                  dem ser um importante fator de risco para a ocorrência de acidentes com vítimas e, princi-
                  palmente, vítimas fatais. Para cada 1 km/h adicional de velocidade, a incidência de aciden-

                  tes pode crescer entre 2% e 7%, dependendo do tipo de via e da velocidade de tráfego [11].
                  O Gráfico 4.3 ilustra a relação entre a velocidade e o risco de morte para diferentes tipos
                  de acidentes.


                                     Gráfico 4.3: Relação da velocidade de impacto com
                                      o risco de morte de tipos de acidentes distintos


































                                                  Fonte: traduzido de [12]


                       A redução da velocidade pode promover uma redução no número de acidentes e

                  de mortes no trânsito. Estudos recentes sugerem que os efeitos esperados no núme-
                  ro de acidentes resultantes de uma redução na velocidade não dependem apenas da
                  variação da velocidade, mas também da velocidade inicial [13]. Ou seja, a redução es-
                  perada na ocorrência de acidentes para uma mudança de velocidade de 100 km/h para

                  90 km/h deve ser maior que a redução esperada no número de acidentes para uma
                  mudança de 30 km/h para 20 km/h, mesmo que a variação relativa da velocidade seja
                  a mesma nos dois casos.




                                                                                                            111

                                                                          MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                                                                                                         DER / SP
   107   108   109   110   111   112   113   114   115   116   117