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CAPÍTUL O 0 4 – F A T O re s D e r I s C O e F A T O re s C O n T r I b UI n T e s P A r A O s A CID en T e s
Entre os fatores de risco e fatores contribuintes para ocorrência e/ou severidade
dos acidentes, é possível identificar os que ocorrem antes, durante e depois do aci-
dente. Os eventos anteriores ao acidente são responsáveis por sua deflagração e con-
sequências, uma vez que contribuem para o aumento do risco. Assim, é importante
a compreensão desses fatores para evitar que haja falhas de projeto e manutenção
das rodovias, bem como falhas dos usuários, mitigando a probabilidade da ocorrência
de acidentes. Já os eventos que ocorrem durante os acidentes contribuem para a sua
severidade e revelam como as soluções de engenharia podem contribuir para a mitiga-
ção das consequências, como na utilização de airbags ou sistemas de contenção viária
adequados. Os eventos pós-acidente são determinantes para seu resultado e definem
como os danos e os ferimentos podem ser reduzidos, por meio de atendimento rápi-
do e eficaz e de tratamentos médicos emergenciais especializados [3]. Ressalta-se a
importância de o atendimento emergencial ser realizado nos primeiros trinta minutos,
preferencialmente, ou até uma hora após a ocorrência do acidente, uma vez que nesse
período há uma maior probabilidade de que o atendimento médico imediato possa evi-
tar a morte, bem como mitigar o potencial de sequelas graves a longo prazo [5].
Neste capítulo, são apresentados os principais fatores de risco que contribuem
para a ocorrência e/ou para a severidade dos acidentes, relacionados aos elementos
do trânsito (ser humano, veículos e ambiente viário, incluindo a própria via). Além disso,
é apresentada a Matriz de Haddon, utilizada para a identificação e análise dos fatores
contribuintes, e é introduzido o conceito de Homeostase de Risco.
4.1 Fatores de risco que contribuem para a
ocorrência dos acidentes
Os principais fatores de risco e/ou fatores contribuintes são destacados a seguir. Esses
fatores estão relacionados ao projeto da rodovia, mas também à sua operação e ma-
nutenção, podendo ser elementos da via, do meio ambiente, do veículo ou o comporta-
mento dos usuários.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP