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CAPÍTUL O 0 4 – F A T O re s D e r I s C O e F A T O re s C O n T r I b UI n T e s P A r A O s A CID en T e s
Os danos aos veículos e às pessoas dependem da energia da colisão, desacelera-
ção, variação de velocidade e energia cinética dissipada na deformação no momento do
acidente. Todos esses fatores aumentam quanto maior for a velocidade imediatamente
anterior ao acidente [8]. O Gráfico 4.2 apresenta a relação da velocidade com o número
de feridos por 100 veículos envolvidos em acidentes.
Gráfico 4.2: Feridos por 100 veículos envolvidos
em acidentes, de acordo com a velocidade
Fonte: traduzido de [9]
A relação exponencial entre velocidade e energia faz com que pequenos acréscimos
de velocidade resultem em consideráveis aumentos no número de feridos, especialmente
para velocidades acima de 60 km/h. Ao trafegar em um veículo a 80km/h, a chance de
morte se houver um acidente é vinte vezes maior para seus ocupantes do que se esse es-
tivesse a 30 km/h [10] . Os pedestres, por sua vez, têm uma chance de 90% de sobreviver
1
a um acidente com um automóvel a 30 km/h e apenas 50% se o veículo estiver com veloci-
dade igual ou superior a 45 km/h, como pode ser observado no Gráfico 4.3 [10] .
2
1 Insurance Institute for Highway Safety (IIHS). IIHS Facts: 55 speed limit. Arlington, VA, Estados
Unidos, 1987, citado em WHO, 2004, p. 77 [10].
2 PASANEN, E. Driving speeds and pedestrian safety. Helsinki University, Finland, 1991, citado em
WHO, 2004, p.77 [10].
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP