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CAPÍTUL O 0 4 – F A T O re s D e r I s C O e F A T O re s C O n T r I b UI n T e s P A r A O s A CID en T e s
caminhões. Para pedestres, o índice de acidente por quilômetro percorrido é de quatro
a seis vezes maior do que o dos ocupantes de automóvel; e, para ciclistas, de seis a
nove vezes maior [2]. Os fatores de risco associados à exposição são apresentados no
Quadro 4.1.
Quadro 4.1: Fatores de risco associados à exposição ao tráfego
Elemento Fator de Fator de risco específico
risco geral
Quanto maior a exposição ao tráfego, maior a probabilidade
de se envolver em acidentes.
Efeito do volume de tráfego na Segurança Viária.
Congestionamento como fator de risco.
Ocorrência de acidentes secundários (decorrentes das
Exposição Fluxo de tráfego perturbações causadas por outros acidentes).
Risco associado à velocidade e à composição de tráfego,
incluindo exposição a diferenciais de energia cinética pelos
diferentes modos de transporte.
Risco associado à distribuição do fluxo na infraestrutura
viária.
Fonte: adaptado de [4]
Apesar de muitos fatores de risco serem conhecidos, não é possível prever com
precisão a ocorrência de um acidente no tempo e espaço, pois o resultado da combi-
nação desses fatores, embora aumente a probabilidade da ocorrência de acidentes,
é incerto [2]. Ao utilizar fatores de risco, a análise da possibilidade de ocorrência de
acidentes deve ser probabilística. Não se sabe de antemão quais fatores exatamente
ocorrerão em cada situação e nem qual o resultado da combinação entre eles.
É importante destacar que nenhum fator de risco pode ser considerado condi-
ção necessária ou suficiente para a deflagração de um acidente [2]; fatores de risco
são, portanto, um conceito causal estocástico. Não há uma causa determinada para
a ocorrência de um acidente, mas sim um conjunto de fatores que corroboram para
sua ocorrência.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP