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CAPÍTUL O   0 4   –   F A T O re s   D e   r I s C O   e   F A T O re s   C O n T r I b UI n T e s   P A r A   O s   A CID en T e s




                           •  não ver e não ser visto;
                           •  idade, experiência, agilidade e resistência corporal.




                       Aproximadamente 90% da informação utilizada pelos motoristas é visual [3]. No
                  entanto, a recepção visual é seletiva e depende do estado físico e emocional do moto-
                  rista. Há cinco importantes aspectos em relação à visão que devem ser considerados,

                  os quais são fortemente influenciados pela velocidade do veículo [3]:

                           •  acuidade visual: habilidade de ver detalhes à distância;
                           •  sensibilidade de contraste: habilidade de detectar pequenas diferenças na

                             luminância entre um objeto e seu fundo;
                           •  visão periférica: habilidade de detectar objetos que estão fora da área de
                             visão mais precisa do olho;

                           •  movimento em profundidade: habilidade de estimar a velocidade de outro
                             veículo a partir da variação de sua posição;

                           •  pesquisa visual: habilidade de pesquisar o cenário da rodovia em rápida mu-
                             dança para coletar informações.




                       Outro importante aspecto do comportamento do motorista é o Tempo de Per-
                  cepção e Resposta (PRT, do inglês, Perception–Response (or Reaction) Time). É o tempo
                  necessário para: (i) detecção, (ii) reconhecimento, (iii) decisão e (iv) reação. Como padrão
                  de projeto, normalmente utiliza-se 2,5 segundos, mas esse não é um valor fixo, pois

                  depende de diversos fatores humanos, como os previamente discutidos. Se o usuário
                  estiver em um sistema rodoviário muito complexo, o PRT poderá ser muito maior do
                  que o mencionado. As quebras de expectativa também aumentam o PRT. As rodovias
                  precisam ser um sistema harmônico e simples para diminuir os erros humanos, os aci-

                  dentes e suas consequências. Esse princípio deve ser reforçado por todas as autorida-
                  des rodoviárias, nas fases de planejamento, projeto e operação [6].














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                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
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