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CAPÍTUL O   0 4   –   F A T O re s   D e   r I s C O   e   F A T O re s   C O n T r I b UI n T e s   P A r A   O s   A CID en T e s




                               Figura 4.1: Fatores de risco e/ou contribuintes para os acidentes

                                                                                       Fatores humanos
                                                                                               93%








                                                                    57%




                    Fatores da via e do meio ambiente

                                   34%                      27%



                                                                      3%
                                                       3%                   6%

                                                                         3%         Fatores do veículo
                                                                                        13%
                                                                  1%
                                                   Fonte: traduzido de [3]



                       É insuficiente a explicação de que um acidente ocorreu apenas devido a uma fa-
                  lha humana. A análise deve ser mais profunda, considerando o que levou o usuário ao
                  erro. Há casos em que a infraestrutura demanda um desempenho incompatível com as

                  capacidades humanas, dificultando a realização da tarefa de dirigir e levando o usuário
                  a cometer erros. Os motoristas podem ficar sobrecarregados com o processamento
                  de informações necessário para realizar várias tarefas simultaneamente. Os usuários
                  contam com conhecimentos prévios para processar as informações de maneira mais

                  rápida, baseados em padrões de resposta já aprendidos. Quando suas expectativas
                  não são atendidas, são mais propensos a cometer erros [3].

                       Há evidências de que mesmo que todos os usuários da rodovia cumprissem as
                  normas de trânsito, as mortes cairiam apenas 60% e os ferimentos, 40%. Observou-se

                  que cerca de 37% das mortes e 63% dos ferimentos graves não envolvem o descumpri-
                  mento das normas de trânsito. Conclui-se que a maior parte dos erros humanos que
                  levam aos acidentes deve-se a uma condição humana e ao uso da rodovia, não a uma
                  violação deliberada ou intencional de regras [6].



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                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
          DER / SP
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