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CAPÍTUL O   0 4   –   F A T O re s   D e   r I s C O   e   F A T O re s   C O n T r I b UI n T e s   P A r A   O s   A CID en T e s




                       É importante que os veículos permitam uma boa visibilidade dos demais usuários
                  da via, sejam eles motorizados ou não. Em alguns casos, elementos do projeto do veí-
                  culo, como colunas ou retrovisor, podem atrapalhar a visão do motorista e criar pontos

                  cegos. Por outro lado, existem características do veículo que facilitam sua percepção
                  pelos demais usuários, como sua cor, tamanho, ruído produzido, entre outros [1].

                       Novas tecnologias têm contribuído para a Segurança Viária, como elementos de
                  proteção passiva, tecnologia embarcada e demais tecnologias de ITS (Intelligent Trans-

                  portation Systems ou, em português, Sistemas Inteligentes de Transporte). Esse tema
                  será abordado com mais detalhes no “Capítulo 16 — Operação segura de rodovia”.




                  4.2 Fatores de risco que contribuem para a
                        severidade dos acidentes





                  Os fatores de risco associados à severidade aumentam a probabilidade de haver víti-
                  mas quando ocorrer um acidente, especialmente vítimas graves e fatais. Além disso,

                  podem incorrer em maiores danos materiais. As consequências para a qualidade de
                  vida da vítima dependem não só da gravidade da lesão, mas também do sucesso dos
                  tratamentos médicos logo após o acidente [2]. Os principais fatores de risco que contri-
                  buem para a severidade dos acidentes estão resumidos no Quadro 4.4.



                         Quadro 4.4: Principais fatores que influenciam a severidade dos acidentes


                   Fatores             Como afetam a severidade

                   Características      • quanto menor a massa do veículo, menor a capacidade de dissipação
                   dos veículos           de energia no momento do acidente e, portanto, menor será a
                                          proteção contra lesões para condutores e passageiros;
                                        • veículos de duas rodas estão sujeitos à perda de estabilidade lateral,
                                          a qual pode levar à queda ou desvio de trajetória;
                                        • ônibus e caminhões, com maior tamanho, são mais visíveis e são
                                          normalmente conduzidos por motoristas profissionais, a velocidades
                                          mais baixas.
                                                                                                    






                                                                                                            123

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                                                                                                         DER / SP
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