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CAPÍTUL O 0 4 – F A T O re s D e r I s C O e F A T O re s C O n T r I b UI n T e s P A r A O s A CID en T e s
• controle: são as atividades relacionadas à interação com o veícu-
lo, como mantê-lo na velocidade desejada, na faixa de rodagem. Os
motoristas estão continuamente fazendo ajustes e usando as in-
formações recebidas da via para manter o controle, mesmo que de
maneira inconsciente;
• orientação: trata-se de interagir com outros veículos (seguindo,
passando, convergindo etc.), com distância e velocidade seguras, e
seguindo a sinalização de tráfego. Os motoristas utilizam julgamen-
to, estimativa e previsão em um ambiente de mudança constante;
• navegação: consiste em seguir um caminho da origem ao destino,
lendo sinais de orientação e usando pontos de referência. Há duas
fases: (i) anterior à viagem, na qual há o planejamento e a seleção de
rotas e vias e (ii) durante a viagem, na qual os planos são seguidos.
Esta tarefa é hoje facilitada pelo uso de assistentes eletrônicos de
condução.
Pelo Princípio de Processamento Hierárquico da Informação Viária, as ta-
refas na base da pirâmide são de maior prioridade, tendo a primazia sobre as
demais. Em situações emergenciais, quando há quebra de expectativas exi-
gindo manobras de urgência, as tarefas de Controle assumem a prioridade
em detrimento das demais, podendo prejudicar as tarefas de Navegação e
Orientação [15].
Como há uma quantidade limite de informações que um motorista pode
processar, quando esse limite é ultrapassado, a tendência é que parte das
informações seja negligenciada. Ocorrem erros se uma informação crucial
não for processada, mesmo que outras, menos relevantes, sejam. Quando os
motoristas podem se basear em experiências passadas para realizar a tarefa
de dirigir, há menos informação nova a ser processada e a tarefa de dirigir se
torna mais fácil.
Para minimizar erros dos usuários, as informações devem ser apresenta-
das de maneira clara, sequencial, espaçada e hierárquica, para facilitar seu
processamento [15].
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP