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CAPÍTUL O   0 4   –   F A T O re s   D e   r I s C O   e   F A T O re s   C O n T r I b UI n T e s   P A r A   O s   A CID en T e s




                                    •  controle: são as atividades relacionadas à interação com o veícu-
                                      lo, como mantê-lo na velocidade desejada, na faixa de rodagem. Os
                                      motoristas estão continuamente fazendo ajustes e usando as in-
                                      formações recebidas da via para manter o controle, mesmo que de
                                      maneira inconsciente;

                                    •  orientação: trata-se de interagir com outros veículos (seguindo,
                                      passando, convergindo etc.), com distância e velocidade seguras, e
                                      seguindo a sinalização de tráfego. Os motoristas utilizam julgamen-
                                      to, estimativa e previsão em um ambiente de mudança constante;

                                    •  navegação: consiste em seguir um caminho da origem ao destino,
                                      lendo sinais de orientação e usando pontos de referência. Há duas
                                      fases: (i) anterior à viagem, na qual há o planejamento e a seleção de
                                      rotas e vias e (ii) durante a viagem, na qual os planos são seguidos.
                                      Esta tarefa é hoje facilitada pelo uso de assistentes eletrônicos de
                                      condução.



                                Pelo Princípio de Processamento Hierárquico da Informação Viária, as ta-
                             refas na base da pirâmide são de maior prioridade, tendo a primazia sobre as
                             demais. Em situações emergenciais, quando há quebra de expectativas exi-
                             gindo manobras de urgência, as tarefas de Controle assumem a prioridade
                             em detrimento das demais, podendo prejudicar as tarefas de Navegação e
                             Orientação [15].

                                Como há uma quantidade limite de informações que um motorista pode
                             processar, quando esse limite é ultrapassado, a tendência é que parte das
                             informações seja negligenciada. Ocorrem erros se uma informação crucial
                             não for processada, mesmo que outras, menos relevantes, sejam. Quando os
                             motoristas podem se basear em experiências passadas para realizar a tarefa
                             de dirigir, há menos informação nova a ser processada e a tarefa de dirigir se
                             torna mais fácil.

                                Para minimizar erros dos usuários, as informações devem ser apresenta-
                             das de maneira clara, sequencial, espaçada e hierárquica, para facilitar seu
                             processamento [15].










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                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
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