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CAPÍTUL O 0 5 – USO E TR A T AMENT O DE D ADOS DE A CIDENTE S
locais críticos, mediante o emprego de mapas e tabelas que facilitam a identificação de
padrões nas ocorrências.
5.4.2 Estatísticas descritivas de acidentes
Nesta etapa, os dados coletados (conforme descrito no item “5.1.2 — Coleta de dados”),
são revisados e resumidos a fim de identificar padrões e tendências. As informações
obtidas com o processamento das bases de dados são importantes para diagnosticar
os problemas mais comuns em diversas localidades, podendo ser organizadas em um
relatório resumido ou representadas por gráficos ou tabelas. Essas representações são
úteis para facilitar a visualização de padrões de acidentes [14].
Estatísticas descritivas de acidentes incluem dados referentes a: identificação do
acidente (data, período do dia, dia da semana), tipo de acidente (colisão traseira, colisão
lateral, choque, atropelamento etc.), severidade do acidente (com vítima fatal, com víti-
ma de natureza grave, com vítima com ferimentos leve, com danos materiais somente)
e outros fatores relacionados à via e ao entorno (como condições do pavimento, cli-
ma, iluminação etc.), ao veículo e aos usuários (como uso de álcool ou drogas, cansaço
etc.) [8], conforme listado no Quadro 5.1.
Caso não sejam facilmente identificados padrões de acidentes ao rever as estatís-
ticas descritivas, procedimentos matemáticos podem ser realizados como ferramen-
ta de diagnóstico. É possível utilizar, por exemplo, a medida de desempenho chamada
“Probabilidade de Tipos Específicos de Acidentes que Excedem a Proporção Limite” .
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Uma descrição detalhada dessa medida pode ser encontrada no capítulo 4 do Highway
Safety Manual (HSM), juntamente com exemplos de problemas que demonstram seu
uso. A aplicação dessa medida de desempenho é adequada para avaliar se determinado
tipo de acidente ocorre com mais frequência em uma dada localidade, em comparação
com a frequência observada do mesmo tipo de acidente em outros locais. Nesse méto-
do, os tipos de acidentes cujas frequências excedem um valor limite devem ser estuda-
dos com mais detalhes a fim de identificar possíveis contramedidas [8].
9 Tradução livre de “Probability of Specific Crash Types Exceeding Threshold Proportion”.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP