Page 146 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 146

CAPÍTUL O   0 5   –   USO   E   TR A T AMENT O   DE   D ADOS   DE   A CIDENTE S




                       Recomenda-se a utilização de dados de acidentes relativos a um período de cinco
                  anos consecutivos, o que geralmente fornece confiabilidade estatística à análise. O pe-
                  ríodo mínimo recomendado, a fim de evitar erros decorrentes do viés da RPM, é de três

                  anos. Períodos maiores, com séries históricas mais extensas, fornecem as tendências
                  de longo prazo para o trecho [8].

                       Além disso, para a determinação do período de análise é necessário [2], [3]:

                           •  considerar as alterações nas características geométricas e operacionais da

                             via e mudanças nas atividades no entorno, que podem ter um impacto na
                             ocorrência de acidentes;
                           •  usar dados de acidentes para anos inteiros, evitando os efeitos das varia-

                             ções cíclicas ou sazonais na ocorrência de acidentes;
                           •  verificar quaisquer mudanças na definição das bases de dados que podem
                             introduzir descontinuidades dos dados.




                       Por fim, ao interpretar a variação na frequência de acidentes, é fundamental dis-
                  tinguir variação aleatória de variação sistemática. A variação sistemática é a variação
                  “real” do número de acidentes, ou seja, é a variação do número de acidentes dentro do

                  desvio padrão esperado. Já a variação aleatória representa a variação do número de
                  ocorrências registradas em relação ao número esperado de acidentes, ou seja, repre-
                  senta um pico qualquer (maior ou menor) que foge da expectativa [9].




                  5.3 Identificação e caracterização de locais

                        críticos de acidentes





                  Locais críticos podem ser definidos como segmentos ou pontos da rede viária com alta
                  frequência de acidentes, alto índice de exposição aos acidentes, tendência constante de
                  aumento na frequência acidentes, ou ainda, a partir de relatos da população [10].

                       A primeira etapa do processo de Gerenciamento da Segurança Viária consiste na

                  identificação dos locais críticos, a qual pode ser realizada a partir da análise de dados





                                                                                                            145

                                                                          MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                                                                                                         DER / SP
   141   142   143   144   145   146   147   148   149   150   151