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CAPÍTUL O 0 5 – USO E TR A T AMENT O DE D ADOS DE A CIDENTE S
de acidentes (abordagem reativa) ou a partir da análise de fatores de risco (abordagem
proativa). Para isso, podem ser utilizados os seguintes métodos [11]:
a) Numérico: identifica locais com frequência de acidentes acima da média por
meio do cálculo de indicadores (como número e severidade de acidentes,
número de vítimas, número de vítimas por acidente, índice de acidentes ou
índice de severidade, conforme apresentado no “Capítulo 3 — Acidentali-
dade”), que são comparados a valores esperados pré-estabelecidos. Esse
método é adequado à realidade brasileira, sendo atualmente utilizado nas
análises das rodovias paulistas devido a sua praticidade, por meio do cálculo
da Unidade Padrão de Severidade (UPS), o qual será descrito na sequência.
b) Estatístico: identifica locais com risco de acidente superior ao estimado ou
esperado por meio de modelos matemáticos probabilísticos . Esses méto-
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dos fornecem resultados mais confiáveis do que os métodos numéricos.
c) Técnicas de conflitos : identifica o risco da ocorrência de acidentes ao consi-
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derar que há uma correlação entre o número de acidentes e os conflitos de
tráfego e, portanto, a redução de conflitos causa uma redução de aciden-
tes. Pode ser utilizada para identificar locais com potencial para melhoria
de segurança, em que nenhum acidente foi registrado, e como diagnóstico
auxiliar para tratamento de locais críticos em que ocorreram acidentes.
d) Auditoria de Segurança Viária : identifica locais com potencial para melhoria
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de segurança, baseando-se na ação preventiva de verificação de fatores de
risco. Pode ser realizada nas etapas de estudo de viabilidade, projetos bá-
sico e executivo, na pré-abertura ao tráfego, ou ainda, em vias existentes.
A análise de locais críticos envolve uma consideração geográfica, no âmbi-
to regional, municipal ou pontual. Os locais de acidentes considerados para a análi-
se podem ser diversos: um segmento rodoviário homogêneo, um local específico
(como uma interseção ou curva na rodovia), malhas viárias inteiras e até mesmo um
6 Um modelo matemático probabilístico que pode ser utilizado para a identificação de locais críti-
cos é o método preditivo do HSM, abordado no “Capítulo 15 — Modelo de previsão de acidentes”.
7 As metodologias para a determinação de locais com potencial para melhorias de segurança que
se baseiam em abordagens proativas, como técnicas de conflitos e Auditorias de Segurança
Viária, são abordadas com mais detalhes no “Capítulo 12 — Abordagens proativas”.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP