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CAPÍTUL O   0 5   –   USO   E   TR A T AMENT O   DE   D ADOS   DE   A CIDENTE S




                  de acidentes (abordagem reativa) ou a partir da análise de fatores de risco (abordagem
                  proativa). Para isso, podem ser utilizados os seguintes métodos [11]:

                         a)  Numérico: identifica locais com frequência de acidentes acima da média por
                             meio do cálculo de indicadores (como número e severidade de acidentes,

                             número de vítimas, número de vítimas por acidente, índice de acidentes ou
                             índice de severidade, conforme apresentado no “Capítulo 3 — Acidentali-
                             dade”), que são comparados a valores esperados pré-estabelecidos. Esse

                             método é adequado à realidade brasileira, sendo atualmente utilizado nas
                             análises das rodovias paulistas devido a sua praticidade, por meio do cálculo
                             da Unidade Padrão de Severidade (UPS), o qual será descrito na sequência.

                         b)  Estatístico: identifica locais com risco de acidente superior ao estimado ou
                             esperado por meio de modelos matemáticos probabilísticos . Esses méto-
                                                                                         6
                             dos fornecem resultados mais confiáveis do que os métodos numéricos.

                         c)  Técnicas de conflitos : identifica o risco da ocorrência de acidentes ao consi-
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                             derar que há uma correlação entre o número de acidentes e os conflitos de
                             tráfego e, portanto, a redução de conflitos causa uma redução de aciden-
                             tes. Pode ser utilizada para identificar locais com potencial para melhoria

                             de segurança, em que nenhum acidente foi registrado, e como diagnóstico
                             auxiliar para tratamento de locais críticos em que ocorreram acidentes.

                         d)  Auditoria de Segurança Viária : identifica locais com potencial para melhoria
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                             de segurança, baseando-se na ação preventiva de verificação de fatores de
                             risco. Pode ser realizada nas etapas de estudo de viabilidade, projetos bá-
                             sico e executivo, na pré-abertura ao tráfego, ou ainda, em vias existentes.




                       A análise de locais críticos envolve uma consideração geográfica, no âmbi-
                  to regional, municipal ou pontual. Os locais de acidentes considerados para a análi-
                  se  podem ser  diversos: um  segmento rodoviário  homogêneo,  um local  específico
                  (como uma interseção ou curva na rodovia), malhas viárias inteiras e até mesmo um



                  6   Um modelo matemático probabilístico que pode ser utilizado para a identificação de locais críti-
                     cos é o método preditivo do HSM, abordado no “Capítulo 15 — Modelo de previsão de acidentes”.
                  7   As metodologias para a determinação de locais com potencial para melhorias de segurança que
                     se baseiam em abordagens proativas, como técnicas de conflitos e Auditorias de Segurança
                     Viária, são abordadas com mais detalhes no “Capítulo 12 — Abordagens proativas”.


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