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CAPÍTUL O 0 5 – USO E TR A T AMENT O DE D ADOS DE A CIDENTE S
grupo de locais ao longo da rede viária que apresentam características semelhantes
[2], [3].
Segmentos homogêneos de rodovias são trechos que possuem um conjunto de
características físicas e operacionais semelhantes, como número de faixas por senti-
do, densidade de acessos (acesso a lotes e espaçamento entre interseções), volumes
de tráfego (volume total, volume na hora pico, volume diário médio), tipo e largura do
separador central, velocidade de operação ou velocidade regulamentada, uso do solo
adjacente, tipo de terreno, classificação funcional, entre outras [8], [12].
Conforme apresentado no “Capítulo 3 — Acidentalidade”, nas rodovias sob juris-
dição do DER/SP, os locais críticos são identificados mediante a aplicação do método
numérico UPS, o qual calcula o valor da Unidade Padrão de Severidade (UPS) dos aci-
dentes. O cálculo da UPS faz uma ponderação dos tipos de acidentes para classificar
trechos críticos, considerando a severidade de cada ocorrência. Os trechos são classifi-
cados em ordem decrescente e aqueles com maior valor de UPS são considerados crí-
ticos e devem ser prioritários nos estudos de segurança. A análise é inicialmente feita
por segmentos homogêneos e posteriormente para cada quilômetro.
Métodos numéricos podem ser utilizados para classificar (ranquear) os trechos
analisados por nível de criticidade, a partir das ocorrências de acidentes. Além disso,
permitem a comparação dos resultados de cada trecho com diferentes regiões e paí-
ses. Contudo, ao comparar os resultados obtidos na aplicação de métodos numéricos, é
necessário levar em consideração a possível heterogeneidade nas frequências e índices
de acidentes, causada pela aleatoriedade no comportamento dos usuários, como tam-
bém os efeitos das características das vias, condições meteorológicas e composição
do tráfego.
5.4 Diagnóstico dos locais críticos
A segunda etapa do processo de Gerenciamento da Segurança Viária consiste no diag-
nóstico dos locais críticos identificados na etapa de análise. Como resultado desta
etapa, espera-se um aprofundamento da análise realizada na determinação dos locais
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP